Cerimônia de entrega aconteceu no auditório do João Goulart e contou com participação de gestores da Grande Ilha, Imperatriz e Timon

O Governo do Estado, por meio da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), realizou nesta sexta-feira (21), a entrega do Selo de Práticas Restaurativas do Atendimento Socioeducativo do Maranhão. O Selo premia os Centros Socioeducativos que cumpram os critérios de implementação da metodologia das práticas restaurativas, envolvendo profissionais, adolescentes, famílias e parceiros, por meio da realização de círculos restaurativos e círculos de diálogo.
O Selo de Práticas Restaurativas da Funac foi instituído e reeditado por meio das portarias de nº173/2022– GP/FUNAC e nº 345/2023–GP/FUNAC. É um dos 14 instrumentos reconhecidos por exemplos de práticas exitosas no relatório anual/2023 do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE).
De acordo com a presidente da Funac, Sorimar Sabóia, é uma certificação que comprova que a Fundação tem trabalhado com foco no atendimento humanizado, dialógico e sensível para adolescentes, jovens e profissionais que atuam na execução das medidas socioeducativas. “É uma metodologia que envolve educadores, psicólogos e assistentes sociais, além dos próprios adolescentes, suas famílias e a comunidade, em uma abordagem que busca promover a participação ativa de todos os envolvidos no processo de resolução de conflitos”, explicou.
As práticas restaurativas buscam promover a comunicação, a empatia e a responsabilização. “Essas abordagens têm se mostrado eficazes na redução da violência nas unidades socioeducativas, na diminuição da reincidência dos adolescentes e na melhoria do clima organizacional”, completou Sorimar Sabóia.
A secretária de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), Lilia Raquel, que no evento estava representando o governador Carlos Brandão, destacou a importância dos trabalhos desenvolvidos pela Funac para a Socioeducação do Maranhão. “Os resultados alcançados têm sido bastante positivos e expressivos, além de sempre estarem pautados na garantia de direitos”, afirmou.
Contemplados
A entrega do Selo de Práticas Restaurativas foi feita pela presidente Sorimar Sabóia aos diretores representando os Centros Socioeducativos da Grande Ilha, da Região Tocantina e dos Cocais.
Da Grande Ilha, receberam os diretores da Centro Socioeducativo de Internação Provisória Canaã; Centro Socioeducativo de Atendimento Inicial; Centro Socioeducativo de Internação do São Cristóvão; Centro Socioeducativo de Internação de São José de Ribamar; e do Centro Socioeducativo de Internação Sítio Nova Vida.
De Imperatriz, os contemplados foram a Casa de Semiliberdade Cidadã; o Centro Socioeducativo de Internação Semear e o Centro Socioeducativo de Internação Provisória da Região Tocantina.
Completando a entrega, foram certificados com o Selo a Casa de Semiliberdade de Timon; e o Centro Socioeducativo de Internação Provisória da Região dos Cocais, ambos de Timon.
Para Rodrigo Bonfim, diretor da Casa de Semiliberdade Cidadã, as ações que envolvem as práticas restaurativas e que resultam no Selo, constituem uma experiência transformadora. Segundo ele, esse reconhecimento não apenas valida o compromisso com a construção de um ambiente mais justo e acolhedor, mas também reforça a importância do diálogo e da empatia nas relações. “As práticas restaurativas nos ensinam a resolver conflitos de maneira construtiva, promovendo a reconciliação e o fortalecimento da paz. Estou muito grato por fazer parte desse movimento e por contribuir para um futuro mais harmonioso na socioeducação do Maranhão”, destacou.
        
                    
CNPJ: 05.632.559/0001-58
Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910
Telefone: (98) 98456-3340
E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI