9/05/2025 4:41 pm

Funac recebe Desembargador Paulo Velten no Centro Socioeducativo de São José de Ribamar

Reafirmando o compromisso com a cidadania e os direitos da juventude, a Fundação da Criança e do Adolescente (Funac) recebeu, nesta sexta-feira (9), o vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), desembargador Paulo Velten. O desembargador realizou uma visita institucional ao Centro Socioeducativo de Internação de São José de Ribamar.

Além de conhecer a rotina sociopedagógica desenvolvida na unidade, o desembargador Paulo Velten acompanhou a realização de uma ação de alistamento eleitoral voltada aos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa. Está ação é uma articulação da Funac com a Justiça Eleitoral e visa garantir o exercício da cidadania plena, assegurando o acesso ao título de eleitor e a conscientização política dos adolescentes. “A iniciativa faz parte de uma agenda mais ampla de fortalecimento de direitos e inclusão social”, explicou a presidente da Funac, Sorimar Sabóia.

Acompanhado por Sorimar Sabóia e pela diretora do Centro Socioeducativo, Talita Setúbal, o desembargador percorreu os espaços pedagógicos e de profissionalização do Centro e teve a oportunidade de dialogar com os adolescentes e servidores da unidade. Talita Setúbal destacou a importância da presença do Judiciário nesse processo. “A Funac tem trabalhado diariamente na construção de uma política socioeducativa humanizada, que reconhece o potencial de transformação de cada adolescente. A gestão de nossa atual presidente, Sorimar Sabóia, tem direcionado esforços em educação, profissionalização, cultura, lazer e buscamos constantemente a integração com outras instituições, como o TRE, para garantir que os socioeducandos tenham acesso a todos os seus direitos”, afirmou a diretora.

Oficinas Escola

A ação institucional incluiu, ainda, uma visita às Oficinas Escolas ofertadas no Centro Socioeducativo. Dentre estas, a Padaria Escola continua sendo uma das principais referências na formação profissional dos socioeducandos. A Horticultura Escola, o Aviário e a Piscicultura também se destacam por promover práticas sustentáveis, educação ambiental e conhecimentos técnicos em áreas de produção de alimentos.

Durante a visita, o desembargador Paulo Velten elogiou a atuação da Funac e reforçou o papel da Justiça Eleitoral na aproximação com os adolescentes privados de liberdade.“É fundamental levar a esses adolescentes a ideia de que cidadania plena não se limita aos direitos civis e políticos, mas também exige condições concretas para o acesso a novos direitos sociais. Percebe-se na atual gestão da Funac o cuidado com os adolescentes que cumprem medidas socioeducativas. Nós, enquanto representantes da Justiça Eleitoral do Maranhão, temos o dever de nos aproximar dessa juventude e levar uma mensagem de esperança, de possibilidade de recuperação. É isso que precisamos fazer: espalhar a mensagem de fé, de que, quando a gente quer, a gente pode melhorar de vida — e, assim, contribuir para transformar a vida de outras pessoas também” pontuou o desembargador.

Para Sorimar Sabóia, visitas institucionais como esta reforçam o compromisso do Governo do Maranhão, por meio da Funac, com a efetivação de políticas públicas voltadas à juventude. “Nossa atuação visa, sempre, a garantia de direitos, promovendo autonomia e fortalecendo o processo de reintegração social”, finalizou.

CNPJ: 05.632.559/0001-58

Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910

Telefone: (98) 98456-3340

E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI