A Fundação da Criança e do Adolescente (Funac) participa do Encontro Nacional de Arquitetos e Engenheiros da Socioeducação, realizado nos dias 25 e 26 de setembro, em Porto Alegre (RS). O evento, sediado no Farol Santander e no auditório da FASE/RS, reúne gestores, técnicos e especialistas de todo o país para debater os novos parâmetros arquitetônicos para unidades de internação de pequeno porte, com foco em direitos, segurança e humanização.
Participam do evento a presidente da Funac, Sorimar Sabóia, a diretora técnica (Dirtec/Funac), Lúcia Diniz, e Rodolfo Garreto, engenheiro da Funac. o objetivo é reforçar o compromisso institucional com a construção de espaços socioeducativos que garantam dignidade, inclusão e perspectivas de futuro aos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa.
Segundo Sorimar Sabóia, a participação no encontro fortalece a troca de experiências e permite ampliar o diálogo nacional sobre práticas inovadoras no atendimento socioeducativo. “Este encontro representa uma oportunidade única de troca de experiências e construção coletiva. Ao discutir novos parâmetros arquitetônicos para os centros socioeducativos, reafirmamos nosso compromisso com uma política pública garantindo dignidade, direitos e possibilidades reais de transformação para os adolescentes. A socioeducação precisa ser pensada de forma humanizada, inclusiva e integrada, e é nesse caminho que a Funac segue avançando”, afirma.
A diretora técnica, Lúcia Diniz, reforçou a importância da integração entre projetos arquitetônicos e práticas pedagógicas, garantindo ambientes que estimulem o desenvolvimento integral dos adolescentes. “O diálogo entre a arquitetura e a prática pedagógica é essencial. Ambientes planejados com sensibilidade e responsabilidade fortalecem as ações socioeducativas, criando condições para que os adolescentes tenham acesso à educação, cultura, lazer e convivência saudável, fatores indispensáveis para o processo de reintegração social”, ressalta.
Rodolfo Garreto, engenheiro da Funac, ressaltou que o debate técnico contribui para consolidar modelos de unidades mais eficientes e humanizadas. “Participar deste encontro é fundamental para que possamos conhecer o cenário nacional e as novas propostas de parâmetros arquitetônicos nacionais. Estamos trabalhando para que as unidades socioeducativas sejam pensadas não apenas em termos de segurança e eficiência, mas também como espaços que promovem acolhimento, inclusão e oportunidades reais de transformação para os adolescentes”, destacou.
Durante os dois dias de programação, a equipe da Funac participará de painéis, palestras e grupos de trabalho que abordaram desde a redução de adolescentes em medidas socioeducativas até os cenários normativos da arquitetura socioeducativa, contemplando eixos como educação, saúde, esporte, cultura, espiritualidade e convivência familiar. No último dia do evento terá a validação de um documento coletivo que servirá de referência para a elaboração de parâmetros arquitetônicos em unidades socioeducativas.
CNPJ: 05.632.559/0001-58
Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910
Telefone: (98) 98456-3340
E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI