6/11/2025 7:39 pm

Funac realiza Curso Introdutório de Práticas Restaurativas em Teresina

Subsidiar os participantes a respeito dos aspectos históricos, teóricos e legislativos das Práticas Restaurativas. Este é o objetivo do Curso Introdutório que está sendo realizado nesta quarta e quinta-feira (5 e 6, respectivamente), pela Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), por meio da Escola de Socioeducação do Maranhão (Esma), em Teresina (Piauí).

A iniciativa é uma articulação com o Núcleo de Socioeducação do Estado do Piauí (NUSEPI), da Secretaria da Assistência Social, Família e Combate à Fome (SASC). Configura-se como II Módulo do projeto de implantação das Práticas Restaurativas no Piauí.

Segundo a presidente da Funac, Sorimar Sabóia, a qualificação em Práticas Restaurativas tem como objetivo oferecer uma ferramenta de trabalho pedagógico, para atuação no desenvolvimento das atividades e intervenções em situações de conflitos. “É uma metodologia sociopedagógica capaz de gerar uma nova mentalidade, que possibilita a prevenção de situações de violência e fornece instrumentos que norteiam a resolução de conflitos ou relações sociais afetadas por eventuais situações negativas, tanto junto aos adolescentes, quanto entre os próprios servidores”, explicou.

A gestora do Atendimento Socioeducativo do Piauí, Cícera Andrade, em sua fala de abertura do curso, destacou a importância da articulação para a melhoria do atendimento socioeducativo na perspectiva das práticas restaurativas. “Tomamos a decisão de aprimorar nossos processos de trabalhos e, por meio desta iniciativa com a equipe do Maranhão, estamos investindo inicialmente na formação dos nossos servidores para inserção das práticas restaurativas em nosso atendimento. Agradeço a equipe da Funac por compartilhar seus conhecimentos, nos apoiar nesta caminhada, e esperamos em breve ter melhores resultados em nossas ações”, sinalizou.

O curso está sendo ministrado pela coordenadora Regional de Programas Socioeducativos (CPSE/Funac), Eunice Fernandes; e pela psicóloga do Centro Socioeducativo de Internação Provisória da Região dos Cocais, Carol Flores; com suporte técnico da diretora da Esma, Priscilla Swaze. “Para nós é importante contribuir na expansão da utilização e conhecimento das Práticas Restaurativas na Socioeducação. Estamos replicando a metodologia que usamos nas formações do sistema socioeducativo do Maranhão com a mesma atenção, qualidade e compromisso. E estamos com o sentimento de que a ação será exitosa”, ressaltou Priscilla Swaze.

Metodologia
O Projeto está sendo realizado em 03 iniciativas. A primeira delas – Evento de Sensibilização – aconteceu em julho deste ano, quando foi iniciada a parceria do Governo do Estado do Maranhão, por meio da Funac, com a Secretaria da Assistência Social, Família e Combate à Fome do estado do Piauí. A segunda, com as formações introdutórias para ampliar o conhecimento inicial sobre a Justiça Restaurativa dos servidores.

Após este II Módulo, será realizada a realização da terceira etapa, que é a Formação de Facilitadores em Círculo de Justiça Restaurativa e Construção de Paz, com curso teórico e estágio supervisionado, na semana de 10 a 14 de novembro.

CNPJ: 05.632.559/0001-58

Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910

Telefone: (98) 98456-3340

E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI