A equipe da Assessoria de Planejamento e Ações Estratégicas/ ASPLAN da Fundação da Criança e do Adolescente, reuniu com diretores de unidades e chefes de setores para avaliar as atividades referentes aos planos de ação do planejamento estratégico 2014, em observância com o Plano Plurianual – PPA, definido em três eixos básicos: Gestão; Atendimento Técnico Sociopedagógico e Infraestrutura.O evento aconteceu nos dias 14 e 15 de agosto, no auditório dos correios (situado na Rua São Pantaleão, Centro), das 14h às 18h.
Para a chefa da ASPLAN, Sorimar Sabóia, é o momento da equipe da Funac monitorar o que planejou, se as ações planejadas apresentam resultados ou se há necessidade de reordenar as atividades “É o momento em que a equipe reflete sobre o que nós estamos fazendo, se devemos continuar, ou redimensionar. É um olhar para nós mesmos no sentindo de melhorar o atendimento realizado pela FUNAC”, afirma.
O planejamento estratégico que foi realizado em janeiro deste ano, tem tido avanços, é o que demonstra os diretores de unidades e programas. “Acredito que está sendo muito positivo, por que nós estamos fazendo uma reflexão de dois dias de evento de todas as ações dos programas para podermos fortalecer o trabalho que desenvolvemos. O programa de egresso tem tido resultados, ainda é preciso melhorar. A medida que vamos desenvolvendo as ações, são apresentadas algumas dificuldades e outras alternativas para conseguirmos o resultado esperado”, ressalta Gladys Magalhães, Diretora do Programa de Egressos.
“Tem mostrado resultado a medida que podemos socializar, sobretudo as experiências exitosas, é
um momento de conhecermos de perto os outros programas, de se reavaliar, de realinharmos o nosso trabalho, no sentido de buscar estratégias de uma forma coletiva. A funac tem o trabalho de uma unidade de família, uma unidade independente das unidades de execução direta do serviço. É um momento para que se aproxime mais das ações que desenvolvemos com a unidade de família, que o programa de atendimento da família desenvolve e que consigamos desenvolver mais estratégias de trabalho com a família que é o grande sentido do atendimento, que esse (A) menino (a) volte para um ambiente mais protetivo”, Assegura Sandra Portilho, Diretora da casa de semiliberdade.
O programa de atendimento à família, de acordo com a diretora Irene Rolim tem avançado nas visitas domiciliares. “Atendemos terapia familiar, o atendimento do serviço social está sendo realizado nas casas. Foi um avanço e temos tido resultado.Pela dificuldade que as famílias tem para se deslocar para as unidades”, explica.
As unidades e programas apresentaram seu plano de ação e demonstraram o resultado do trabalho no primeiro semestre. Para a assessora de planejamento, Kathycia Batista “Está sendo positivo por que estamos definindo os encaminhamentos para superar algumas dificuldades que devem ser enfrentadas.É necessário ainda potencializar o trabalho dos programas de apoio”, diz.
Para Paula Guterres, Pedagoga do Centro da Juventude Alto da Esperança, os dois dias de evento está sendo bastante produtivo ” Estão presentes todos os representantes de unidades e de programas, hoje estamos falando da família, educação, saúde, e a avaliação está sendo essencial para a equipe que trabalha diretamente com os adolescentes que cumprem medidas socioeducativas para inovarmos, levarmos sugestões, estratégias, apresentar melhorias no nosso trabalho e essa avaliação é possível fazer uma análise do que conseguirmos alcançar e o que a gente precisa melhorar “, comenta.
O Diretor do Centro da Juventude Canaã, Alessandro Farias, avalia a reunião como proveitosa “É a hora de saber aonde eu me encaixo no processo, se o resultado saiu como planejado, onde eu possa melhorar.Dar uma amplitude de cada trabalho, programa.Com o término da reforma da internação provisória masculina será possível estar cumprindo tudo que foi planejado”, comenta.
“Avalio a reunião positivamente, é uma forma de conhecermos a realidade da Funac, cada setor, cada vinculo interno da Fundação. Esclarecer se estarmos somando para que o trabalho der certo, de mensurar o nosso trabalho, além de estarmos unindo o grupo do atendimento socioeducativo”, ressalta Adalberto Frasão. Diretor do CJAE.

CNPJ: 05.632.559/0001-58
Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910
Telefone: (98) 98456-3340
E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI