A Fundação da Criança e do Adolescente realizou nos dias 21 e 22 de julho o monitoramento das ações executadas nas unidades de atendimento. Estiveram presentes as equipes técnicas, diretores, a presidente da Funac, Elisângela Cardoso e equipe de gestão e o secretário de Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves.
De acordo com o secretário, Francisco Gonçalves, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) está no meio de uma crise política no Brasil, por que se constitui no que estamos discutindo que é a democracia. “Defender o ECA é defender a democracia.O ECA salvou a infância da violência para que as crianças e adolescentes tivessem outra oportunidade no seu desenvolvimento.O movimento em desenvolvimento do ECA representa um importante marco para os Direitos Humanos na construção de políticas públicas.O amor que anima a esperança, a direita brasileira não admite a divisão societária.Destacar o problema que vivemos hoje, violência contra os jovens, coloca o desafio para o Estado e para a sociedade.A família, escola precisa passar pelos processos de democratização. É por isso que o ECA incomoda profundamente pois envolve vários setores”, ressalta.
Para reverter os indicadores de crianças e adolescentes são necessárias ações conjuntas e articuladas com ampla ação da sociedade civil. Francisco ressalta ainda o desafio enquanto gestor. “O desafio da Sedihpop é tirar da Funac a herança da FEBEM com políticas públicas adequadas. Já começamos a reorganização da Fundação dando condições para os servidores, agora o próximo passo é lutar para ter instalações físicas adequadas”, afirma.
CNPJ: 05.632.559/0001-58
Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910
Telefone: (98) 98456-3340
E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI