A Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), por meio do Centro de Juventude Alto da Esperança realizou uma roda de diálogo com os socioeducandos sobre o ‘13 de Maio’, em que foi abordada de forma dinâmica a história da abolição da escravatura no país. Conduzida pelo socioeducador Olivar Júnior, a atividade teve como objetivo proporcionar aos adolescentes acesso à informação, visando o seu desenvolvimento critico, socioeducativo e cultural, nas diversas áreas de conhecimento.
Para discutir as questões envolvendo a Lei Áurea que decretou o fim da escravidão no Brasil em 1888, foram utilizados elementos no modelo que prescrevem as práticas restaurativas e a importância do momento levando em consideração a data e a relevância nos dias atuais.
Foram apresentados dados dos relatórios do Conselho Nacional de Justiça e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) sobre a situação do negro na sociedade atual. Além da exibição de vídeos que abordaram de forma dinâmica a abolição da escravatura. De acordo com Olivar Junior, os adolescentes foram muito participativos. “A reflexão feita a partir dos dias atuais tornou possível a troca de conhecimento, o debate foi muito rico. A exibição do vídeo em que Seu Jorge interpreta a música ‘Negro Drama’, dos Racionais MCs, contribuiu muito para o debate em que os socioeducandos expuseram suas opiniões”, afirma.
CNPJ: 05.632.559/0001-58
Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910
Telefone: (98) 98456-3340
E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI