27/07/2016 1:25 pm

Governo realiza atividades educativas sobre doenças de pele em unidade da Funac

 

Profissionais de saúde do Hospital Aquiles Lisboa realizaram na manhã desta quarta-feira (27) uma ação educativa sobre doenças de pele com os socieducandos do Centro de Convivência Restaurativa Alto da Esperança, unidade da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac).  O foco da atividade é esclarecer e orientar sobre cuidados com a pele e algumas doenças, como a hanseníase. A equipe profissional, formada por enfermeira, terapeuta ocupacional e assistente social, falou da forma de contágio, tratamentos disponíveis na rede estadual de saúde e forma de identificação das doenças. Foram realizadas avaliações de pele nos adolescentes e entrega de folhetos explicativos sobre a hanseníase.

O diretor administrativo do hospital Aquiles Lisboa, Raul Leite, ressaltou a importância da ação por reforçar o compromisso do Governo do Estado em cuidar da saúde de todos. “Por muito tempo, atividades como essa eram esquecidas. Hoje, as Unidades da Funac vivem um novo momento, de acolhimento, interação e de preocupação com o bem estar dos internos. A palestra foi muito enriquecedora, pois pudemos trazer informações para toda a comunidade socioeducativa”, afirmou Raul.

O diretor do Centro, Adalberto Moraes, agradeceu a ida da equipe da SES e o empenho. “A equipe do hospital Aquiles Lisboa sempre esteve presente não só com palestras, mas também com o atendimento direto. A Secretaria de Saúde é parceira com a realização de várias ações nas unidades da Funac”, comentou.

Para a assistente social Natália Araújo, as atividades realizadas pela equipe diminuem o preconceito relacionado às doenças de pele e melhoram a qualidade de vida do paciente. “O repasse correto das informações acerca das principais doenças é fundamental. No caso da hanseníase, sempre reforçamos que o contágio não ocorre por abraços, uso de copos, talheres e que os tratamentos disponíveis, atualmente, permitem a obtenção da cura”, disse Natália Araújo.

Para um dos socioeducandos, que já conviveu com uma pessoa que tinha hanseníase, a palestra foi esclarecedora. “Tirei todas as minhas dúvidas durante a palestra e vou repassar para os demais colegas. Após as explicações, a enfermeira me examinou e descobri que estou com uma micose na perna. Amanhã já vou iniciar o tratamento”, disse o adolescente.

Sobre a doença

A Hanseníase pode causar deformidades físicas, que são evitadas com o diagnóstico precoce e tratamento imediato. O tratamento, que pode durar de 6 a 12 meses, é feito com o uso de medicamentos e exercícios para prevenir as incapacidades e deformidades físicas.

CNPJ: 05.632.559/0001-58

Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910

Telefone: (98) 98456-3340

E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI