
O Projeto Jovem Guardião, realizado pela Pastoral da Juventude da Arquidiocese de São Luís em parceria com a Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), vinculada à Secretaria dos Direitos Humanos e Participação Popular, será levado para o interior do Estado. A decisão foi tomada durante a Assembleia Regional da Pastoral, realizada de 9 a 12 de fevereiro, no município de Presidente Médici, que reuniu as principais lideranças das dioceses de São Luís, Brejo, Pinheiro, Caxias, Bacabal, Viana, Grajaú, Zé doca, Balsas, Imperatriz, Coroatá e Carolina.
Com esse avanço, mais jovens do Maranhão terão o acompanhamento do Jovem Guardião, projeto que visa levar uma experiência positiva de juventude aos adolescentes e egressos das medidas socioeducativas. A ação é mais um reforço para a preservação da vida dos jovens e, uma estratégia para evitar a reincidência de adolescentes que tenham cometido ato infracional.
“Estamos imensamente felizes pela expansão do Projeto”, comemorou a Presidente da Funac, Elisângela Cardoso. “Ao conduzir a execução das medidas socioeducativas de forma diferenciada, estamos efetivando projetos de impacto positivo na vida desses jovens. E agora com a ampliação dos trabalhos em conjunto com a PJ das dioceses, nos sentimos mais confiantes de que o egresso será mais fortalecido e apoiado para seguir um novo caminho”, completou.
O sucesso do Jovem Guardião passa pelo planejamento, articulação e compromisso das coordenações da Pastoral da Juventude e da Funac. “Desde quando a PJ nos apresentou a proposta, estabelecemos uma série de debates para alinhar as atividades, desenvolvemos um processo de formação com os jovens da Pastoral e acompanhamos todas as ações realizadas, para que de fato essa experiência fosse exitosa na vida de todos os participantes”, explicou a Diretora Técnica da Funac, Lúcia Diniz. “E o fato das demais dioceses abraçarem a proposta de acompanhamento num plano de ação regional de trabalho, reforça a importância do projeto”, concluiu.
Assembleia Pastoral

O Jovem Guardião foi apresentado às lideranças da Pastoral da Juventude Regional pelos representantes da Arquidiocese de São Luís, em assembleia na sexta-feira (10) e votado para execução no domingo (12). As ações do projeto serão realizadas no plano de trabalho regional no triênio de 2017 a 2019.
“No início estávamos na expectativa por compartilhar nossa experiência com mais jovens da pastoral do Estado. Já que os resultados foram positivos, sentimos a necessidade de regionalizar as ações até para fortalecer o acompanhamento aos egressos da Funac”, contou o jovem Marcos Barreira, um dos coordenadores da iniciativa. “Mas à medida que fomos apresentando o projeto, nós percebemos o interesse e a receptividade das dioceses em saber um pouco mais da proposta, de ver o modo como trabalhávamos e, ao final, tudo caminhou para que o projeto fosse incluído no plano de trabalho regional da Pastoral”, celebrou.

Para a aprovação, o projeto contou com o apoio especial de lideranças da Igreja Católica como dom Vilsom Basso, Bispo de Caxias, que também é referencial da Juventude do Maranhão e Presidente da Comissão Episcopal para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). “Eu sou apaixonado por esse projeto: eu defendo o Jovem Guardião”, afirmou durante a apresentação do projeto as demais lideranças da PJ no Maranhão. “Essa iniciativa é espiritualidade, é ação de verdade da juventude na defesa da vida, é melhorar a auto estima desses jovens que cometeram atos infracionais, é ser presença positiva, é dar oportunidade e ter um olhar de amor”, confirmou.
O jovem Jhonatan Soares, que também é um dos coordenadores do projeto, frisou que essa a aprovação foi o primeiro passo. “Com todo amor e compromisso que nós temos pelo projeto, conseguimos passar por essa etapa e conscientizar as demais dioceses a fazer a adesão. Agora, o trabalho está só começando; a próxima etapa é dialogar com cada diocese, adequar o projeto a realidade de cada Igreja e da juventude e, a exemplo do que está sendo feito em São Luís, iniciar o planejamento, capacitação e acompanhamento dos jovens”, pontuou.
Atualmente, o projeto é realizado nas unidades da Fundação em São Luís, por meio das Paróquias: Divina Providência – Cidade Operária; Santíssima Trindade – Cidade Olímpica; São José dos Migrantes – BR; Nossa Senhora da Boa Viagem – da BR; São João Calábria – Jardim América; Nossa Senhora de Fátima – Vila Luizão; Nossa Senhora da Penha – Anjo da Guarda; Santa Terezinha – Filipinho; Espírito Santo – Alto Timbira; e São José do Bonfim – Vila Nova.

CNPJ: 05.632.559/0001-58
Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910
Telefone: (98) 98456-3340
E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI