17/02/2017 5:26 pm

Governo e municípios unem esforços em campanha pela vida da juventude maranhense

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

Construir estratégias conjuntas de enfrentamento, redução e prevenção dos índices de vulnerabilidade da juventude maranhense e assim construir uma Rede Estadual de Redução e Prevenção da Vulnerabilidade Juvenil. Este é o principal objetivo da Campanha Juventude Prevenida, lançada nesta sexta-feira (17), pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv), em parceria com prefeituras e outros órgãos estaduais, além de movimentos de juventude.

O lançamento da campanha, que integra as ações da gestão estadual voltadas para o público jovem, com foco na defesa e promoção da vida, ocorreu no auditório Josué Montelo, no Convento das Mercês, em São Luís.

A ação envolve um conjunto de iniciativas pactuadas com municípios e movimentos, com o objetivo de reduzir os índices de vulnerabilidade da juventude, no que se refere às IST’S/AIDS, gravidez na adolescência, alcoolismo e tabagismo, prevenção ao suicídio, segurança no trânsito, combate à dependência química, combate ao trabalho infantil, prevenção de afogamentos, venda de de bebidas alcoólicas a menor de idade, contra a cultura do estupro, racismo, suicídio, acidentes de trânsito e demais violências.

A secretária de Juventude, Tatiana Pereira destaca o envolvimento de órgãos do Governo do Estado, secretarias municipais de juventude e movimentos de juventude, formando uma verdadeira rede de atenção à vida da juventude.

“Prevenir e cuidar da vida da nossa juventude é um compromisso de todos: do Governo do Estado, dos governos municipais e dos movimentos sociais. E é essa parceria que fará com que a campanha Juventude Prevenida aconteça de fato e chegue ao máximo de jovens possível. E essa mobilização pela prevenção da saúde da nossa juventude só acontecerá assim, de forma transversal, envolvendo todos e todas. É importante destacar ainda, que a campanha não deve ocorrer apenas durante o carnaval, mas o ano inteiro para que possamos reduzir ao máximo, os índices de vulnerabilidades juvenis”, ressaltou.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) também participou do lançamento. Durante a solenidade, o secretário adjunto da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde da SES, Marcelo Rosa, falou das ações voltadas para o período do carnaval. “Ampliamos a quantidade de preservativos encaminhados para os municípios e estamos intensificando o diálogo com as prefeituras e as demais secretarias estaduais para que, juntos, possamos desenvolver atividades de prevenção e controle das doenças sexualmente transmissíveis”, ressaltou.

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

A presidente da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), Elisângela Cardoso, frisou a importância da campanha para a promoção da dignidade dos jovens e adolescentes maranhenses. “Consideramos importantíssima essa campanha, principalmente porque contribuirá significativamente para a promoção da dignidade e da vida dos nossos jovens, no momento em que os leva a estarem se prevenindo de situações de vulnerabilidade a que estão expostos”, realçou.

Juventude Prevenida 2017

Em 2017, a campanha Juventude Prevenida terá duas edições anuais massivas e ações com foco nas redes sociais, sendo a primeira edição no período do carnaval em fevereiro, e a segunda no período do São João no mês de junho, nos maiores corredores da folia e arraiais dos municípios do Maranhão, mobilizando para o enfrentamento permanente às condições sociais, econômicas e políticas que geram as vulnerabilidades da vida da juventude.

No Carnaval, a campanha terá como estratégia, a realização de blitz da prevenção nos maiores corredores da folia nos principais municípios do estado; palestras educativas em escolas públicas e particulares; blitz dirigir com segurança; ações de prevenção de bebidas alcoólicas para crianças e adolescentes; popularização de canais de denúncia de violações dos direitos humanos.

Estatísticas

Segundo os números do Registro Civil 2015 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Maranhão é o 4º estado com o maior índice de morte de jovens entre 15 aos 24 anos, tendo entre as principais causas, homicídios, latrocínios, quedas acidentais, afogamentos e acidentes de trânsito. Em relação às IST’s/AIDS, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), no Maranhão atualmente mais de 13 mil pessoas com AIDS, sendo que a faixa etária com maior índice de infecção é de 24 a 49 anos. No ano de 2015, foram registrados mais de 500 novos casos de AIDS no estado.

CNPJ: 05.632.559/0001-58

Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910

Telefone: (98) 98456-3340

E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI