4/03/2017 5:44 pm

PJ e Funac realizam formação com Jovens Guardiões sobre projeto de vida

01 Formação Jovem Guardião

Mais de 70 jovens guardiões da Pastoral da Juventude que atuam nas unidades da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac) participaram de mais uma formação do programa, desta vez com o tema “Projeto de Vida”, no sábado (04), na Paróquia Santa Terezinha, bairro Filipinho.

O debate foi conduzido pelo assessor arquidiocesano da Pastoral da Juventude, Ronald Rabelo, com o objetivo de estimular os jovens guardiões a construírem seus projetos de vida e, depois incentivarem os socioeducandos da Funac a seguir o exemplo e planejarem o seu novo caminho.

Na formação, a diretora técnica da Funac, Lúcia Diniz, também falou sobre o Plano Individual de Atendimento (PIA), documento que trabalha o projeto de vida dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa. “No PIA são pactuadas metas e compromissos, a partir de suas necessidades de políticas públicas: saúde, educação, esporte, cultura, profissionalização. O documento auxilia na avaliação da evolução do adolescente dentro da unidade e é construído a partir da escuta do jovem, juntamente com os pais ou responsáveis. Eles têm acesso aos resultados e metas alcançadas e podem traçar seu futuro”, explicou a gestora, acrescentando que o PIA se assemelha ao construído pelos jovens na Pastoral da Juventude, chamado de Projeto de Vida.

O Projeto de Vida é pessoal e inacabado, é feito para planejar, decidir, reavaliar, recordar a vida e construir metas a curto e longo prazo, através de prioridades e sonhos. “É um processo contínuo em nossa caminhada que é feito quando o jovem tem mais clareza da militância dentro de sua vivência e maturidade na fé. Esse projeto, apesar de ser pessoal, é coletivo, pois é preciso pensar no mundo ao redor e construí-lo comunitariamente. Todo jovem deve parar para escrever seu projeto, fazer uma revisão de vida, avaliar sua caminhada, perceber o que Deus quer para nossa vida e tentar seguir este caminho”, destacou Ronald Rabelo durante a formação.

O debate foi destinado aos guardiões das dez paróquias que já aderiram ao projeto e estão participando das atividades. Esta etapa foi o último passo de formação para acompanhamento efetivo dos egressos das medidas socioeducativas em suas comunidades de origem, que é o foco do Jovem Guardião.

Entre os assuntos debatidos, foram também relembradas as etapas já vividas esse ano, sendo elas: Formação sobre Convivência Familiar; Sensibilização dos grupos de base e das Paróquias e Comunidades Guardiãs; Mapeamento de locais e atividades sociais oferecidas nos bairros e Formação de Nivelamento para os novos guardiões.

Jovem Guardião

O Projeto Jovem Guardião iniciou suas atividades em julho de 2016 nas seis unidades de São Luís da Funac, com o foco na reinserção dos socioeducandos na família e em suas comunidades de origem. O Projeto é uma parceria da Pastoral da Juventude com o Governo do Estado, por meio da FUNAC, vinculada à Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular.

Atualmente, dez paróquias participam das ações do Projeto que são: Divina Providência – Cidade Operária; Santíssima Trindade – Cidade Olímpica; Nossa Senhora da Boa Viagem – Rio Grande (BR); São José dos Migrantes – Vila Itamar (BR); São João Calábria – Jardim América; Nossa Senhora de Fátima – Vila Luizão; Nossa Senhora da Penha – Anjo da Guarda; São José do Bom Fim – Vila Nova; Santa Terezinha – Filipinho; e Espírito Santo – Alto Timbira.

CNPJ: 05.632.559/0001-58

Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910

Telefone: (98) 98456-3340

E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI