
Unidades homenageiam as mães.
As mães dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac) foram as grandes homenageadas nas unidades socioeducativas, por meio de uma programação variada que marcou a comemoração pelo Mês das Mães, em maio.
O objetivo das ações foi promover uma maior interação entre adolescentes, familiares e servidores das unidades para fortalecer os vínculos afetivos. Além das homenagens, os adolescentes participaram de oficinas de decoração e confecção de lembranças, com a utilização de materiais recicláveis, que foram entregues às mães.

Servidoras da Funac participam do Dia das Mães.
“Dia das Mães é uma data muito importante na socioeducação”, destacou a diretora técnica da Funac, Lúcia Diniz. “É um momento que aproveitamos para fomentar o protagonismo dos adolescentes nas homenagens, seja na confecção das lembranças ou nas apresentações artísticas e, com isso fortalecer o vínculo familiar, que também é fundamental ao longo de todo o processo socioeducativo”, explicou.
Na sede da Fundação, as mamães servidoras também foram homenageadas com serviços de beleza, ofertados em parceria com consultoras da empresa Mary Kay. “Gostei demais, pois mãe também merece todo cuidado, principalmente, se for para ficarmos mais bonitas”, disse uma das servidoras.
Homenagens

Na programação das festas nas unidades, atividades como café da manhã e almoço com familiares; apresentações culturais com músicas e encenações; dinâmicas integradoras, exposição de artesanatos confeccionados pelos adolescentes, sorteio de brindes, oficinas de beleza com voluntários e entrega de lembranças às mães. A unidade do Centro de Juventude Cidadã, em Imperatriz, abriu as comemorações. Os socioeducandos participaram de uma manhã especial com as mães, que teve início com dinâmicas de acolhimento, palestra com o tema ‘Mãe, apesar de tudo sempre mãe’, declamação de poemas, sorteio de brindes, entrega de lembranças e cartas. Um almoço com todos os presentes encerrou a atividade. A programação teve continuidade nas unidades de semiliberdade de São Luís e Pinheiro.
O destaque das ações foi o reconhecimento sobre o valor da família e a importância do amor ao próximo. “Acho muito importante esse momento em que estamos juntos confraternizando, é uma forma de ajudar meu filho e melhorar a autoestima dele para que siga em frente”, comentou a mãe do adolescente, Maria de Lourdes. “A presença da mãe nesses momentos de dificuldade conta muito, para que eles saibam que podem contar com uma pessoa que o ama e que está sempre próximo”, afirmou.

Carinho e muitos abraços marcam homenagem às mães.
Emoção foi o sentimento que prevaleceu nas celebrações das unidades de internação provisória e internação da região metropolitana e de Imperatriz. Como uma forma de reconhecer a importância das mães, os adolescentes as homenagearam com depoimentos espontâneos. “Mesmo na dificuldade, minha mãe esteve ao mesmo lado e isso eu não vou esquecer. Eu agradeço porque mesmo longe, ela vem me visitar sempre”, disse emocionado um dos adolescentes. “Eu aproveito para pedir desculpas à minha mãe, sei o trabalho que eu dei, mas quero outro caminho agora”, reconheceu outro socioeducando.
Na oportunidade, o advogado e escritor, Sálvio Dino, prestigiou o dia das Mães na unidade do Centro Socioeducativo da Região Tocantina, em Imperatriz, e parabenizou a equipe pela dedicação às atividades desempenhadas na socioeducação.
Por fim, no dia 20 de maio, a unidade do Centro de Juventude Eldorado encerrou as comemorações com muita alegria. Os jovens do Projeto Jovem Guardião e as igrejas católicas e evangélicas que trabalham a assistência religiosa nas unidades também participaram e contribuíram com momentos de louvor nas celebrações.

CNPJ: 05.632.559/0001-58
Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910
Telefone: (98) 98456-3340
E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI