
Em maio, equipe do Gespública realizou uma capacitação sobre ‘Carta de Serviços’. (Foto: Divulgação)
A Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), vinculada à Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), aderiu ao Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (Gespública), iniciativa que visa desenvolver estratégias para aperfeiçoar a gestão das organizações públicas com foco no cidadão.
O Gespública busca ainda incorporar na cultura das instituições valores como agilidade, transparência na gestão dos recursos e gerenciamentos dos processos para o alcance de resultados, considerando também uma gestão participativa e o controle social, a partir do Modelo de Excelência em Gestão Pública (MEGP).
“A Funac tem como missão atender os adolescentes que cometeram atos infracionais, garantindo os seus direitos fundamentais e a construção de um novo projeto de vida e, dado a crescente demanda por este atendimento e os desafios inerentes à socioeducação, precisamos buscar novas alternativas para gerenciar, motivar as equipes e atender bem os interesses públicos”, explicou a presidente da Funac, Elisângela Cardoso, sobre a necessidade de implementar novas práticas na gestão do atendimento socioeducativo no Estado, o que motivou à adesão ao Programa.
Nesse sentido, o Gespública tem realizado uma série de capacitações com os servidores para avançar na implementação do MEGP na Funac. Na semana passada, mais de 40 servidores, entre chefes de setores e diretores de unidades, participaram da qualificação sobre ‘Autoavaliação da Gestão’, com a orientação do consultor Alberto James Paz. O objetivo foi habilitar os profissionais para analisar o contexto atual da instituição e efetuar as melhorias necessárias na gestão das atividades.
Ainda no mês de maio, a equipe do Gespública realizou mais uma capacitação, com o apoio da consultora Leidismar Nolasco, sobre a produção da ‘Carta de Serviços’, documento que apresenta aos cidadãos todas as atividades que são desenvolvidas pela organização, com o intuito de facilitar o acesso aos serviços. Desta etapa, participaram mais de 30 servidores de setores estratégicos que, no próximo mês, irão elaborar a carta de serviços da Funac.

“A metodologia de ensino do curso foi simples, mas bem proveitosa e tudo o que venha para melhorar o atendimento e a prestação dos serviços da Fundação será bem-vindo”, ressaltou o participante Reydeglan Rafael, diretor da unidade de internação em Imperatriz.
Miriam Machado, diretora da unidade do Florescer que atende o público feminino e também participou das duas formações, comentou da expectativa pela implementação do programa e dos seus benefícios. “É um processo que vai ser aplicado em todas as unidades e, considerando a perspectiva do cidadão, do público que nós atendemos, a partir dessa formação será possível melhorar o nosso atendimento às demandas dos adolescentes e das famílias”, disse.
“Foi um momento de muito aprendizado a partir das orientações do Gespública e será possível aplicar os conceitos e fundamentos na melhoria dos nossos processos com o incentivo a todos os servidores”, avaliou o assessor administrativo da Diretoria Administrativo Financeira (DAF), Herberth da Hora.
A gestora da Funac, em sua análise, destacou que foi pertinente todas as formações e os conteúdos transmitidos aos servidores para aprimorar no âmbito da gestão pública, o gerenciamento dos processos, da transparência dos serviços ofertados e o alcance das metas.

CNPJ: 05.632.559/0001-58
Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910
Telefone: (98) 98456-3340
E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI