
Na festa de São João, o colorido do figurino e a energia dos participantes animaram os familiares dos adolescentes que foram recepcionados em clima de festa nos dias (17), (22) (23) e (24) nas unidades da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), vinculada à Secretaria de Estados de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), que apoia e dá o suporte necessário para que atividades como esta aconteçam.
Para trabalhar a temática, a coordenação de cada unidade realizou diversas ações desde a exibição de vídeos, palestras , jogos lúdicos e ornamentação dos Centros Socioeducativos. Para a presidente da Funac, Elisângela Cardoso. “Essas atividades são importantes para a ressocialização dos adolescentes, pois proporcionam a interação com a equipe da unidade e maior proximidade com as famílias”, declara.
Na festança, as unidades de atendimento socioeducativo contaram com comidas típicas, brincadeiras, quadrilha, dinâmicas, apresentação de bumba meu boi, concurso de forró, dramatização, casamento caipira, além da participação dos jovens guardiões.
O evento também contou com a participação de brincadeiras externas. “A busca de parcerias faz parte de uma política pública desenvolvida pela Funac voltada para a garantia de ações lúdicas, profissionalizantes e educativas para os socioeducandos, conforme determina o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase)”, afirma a presidente da Funac, Elisângela Cardoso.
O adolescente que cumpre medida no Centro Socioeducativo de Internação Masculina de São Luís acredita que as atividades desenvolvidas na Funac são a esperança de um futuro melhor para ele. “Apesar de estar cumprindo uma medida socioeducativa eu estou muito feliz pois consegui cantar com o meu pai na brincadeira que participava há três anos antes de ficar privado de liberdade. Os outros internos me parabenizaram e gostaram muito da apresentação”, declara o adolescente.
Ter a oportunidade de ficar perto do filho e compartilhar momentos especiais é o que dá esperanças para o pai de um socioeducando. “É uma alegria imensa cantar com o meu filho. Eu queria que ele cantasse o São João todo comigo, como não é possível este momento na unidade está sendo muito importante para mim, fico muito grato”, comenta Raimundo Moraes, brincante do boi Unidos de São Bento.
O diretor do Centro de Convivência Restaurativa Alto da Esperança (CCRAE), André Alesson agradeceu o empenho de todos para a realização da festa. “Quero agradecer a toda equipe, aos adolescentes, aos jovens guardiões e os familiares que estão aqui presentes para participar dessa festividade. São esses momentos de integração que mostram que estamos indo no caminho certo”, disse.
No arraial do CCRAE, os jovens guardiões levaram brinquedos lúdicos que foram confeccionados com materiais recicláveis pelas crianças da catequese da Paróquia São José do Bonfim, localizada no bairro da Vila Nova.
A jovem guardiã Mariane Sousa, fala do trabalho de integração que vem sendo realizado. “Trouxemos para o arraial diversas atividades como a exibição do vídeo sobre a lenda do bumba meu boi, a dramatização do poema do João Vale, além de brincadeiras lúdicas e a quadrilha”, diz.
Para o jovem guardião, William Nogueira, a data festiva proporciona ainda mais a interação dos socioeducandos com os jovens guardiões. “Queremos trazer a alegria e mostrar que podemos nos divertir de outras maneiras, que eles podem ter alegria de uma forma diferente. O tema de São João é a alegria, a festa de um povo e isso que queremos trazer para eles”, pontua.
A sede administrativa da Funac realizará o arraial para os servidores no dia (27), às 17h, e o Centro da Juventude Florescer (Unidade feminina, localizada no bairro do Anil, em São Luís/MA), sediará o arraial na quarta (28), às 14h.
Texto e Foto: Erica Gomes

CNPJ: 05.632.559/0001-58
Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910
Telefone: (98) 98456-3340
E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI