5/07/2017 8:52 am

Funac e Pastoral da Juventude realizam curso de práticas restaurativas com jovens guardiões

Jovens guardiões são capacitados em práticas restaurativas. (Foto: Priscilla Swaze)

Jovens guardiões são capacitados em práticas restaurativas. (Foto: Priscilla Swaze)

Os jovens do Projeto Jovem Guardião, iniciativa da Pastoral da Juventude (PJ) e da Fundação da Criança de São Luís (Funac) que visa levar uma nova experiência de juventude para adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, são os protagonistas do Curso de Práticas Restaurativas, realizado pelo Instituto de Práticas Restaurativas, em São Luís. No domingo (2), na comunidade Nossa Senhora da Penha (Sacavém), foi realizada a abertura da formação, que ter por objetivo capacitar os jovens integrantes do projeto para a construção de relações amistosas e respeitosas e incentivo à cultura de paz.

As Práticas Restaurativas são um modelo de resolução de conflitos que utiliza procedimentos fundados no respeito mútuo, na participação ativa, na horizontalidade das relações, na voluntariedade, no empoderamento e na escuta empática entre as pessoas. O curso é resultado da articulação do projeto com a Rede Guardiã Institucional, a fim de dialogar e fortalecer os serviços e atores que tem por atribuição atender e dar ferramentas para a implementação do projeto de vida dos adolescentes e jovens egressos das medidas socioeducativas.

Em maio, foi realizada uma oficina de sensibilização para refletir sobre a importância da metodologia de práticas restaurativas no trabalho com os adolescentes que cumprem medida socioeducativa que teve muita aceitação pelos jovens guardiões.

A partir de julho, são realizadas as formações específicas, cada paróquia integrante do projeto enviou três jovens e servidores da Funac, que também participam da formação. Ao longo de dois meses, os participantes serão capacitados em temas como cultura de paz, círculos de paz e outras estratégias para fortalecer os vínculos e a atuação do projeto dentro das unidades da Fundação. O minicurso tem carga horária total de 32 horas, realizado sempre aos domingos, das 8h às 12h.

“Com essa formação, os nossos jovens terão habilidade para conduzir as relações e os vínculos em seus grupos de base e nas suas comunidades durante o acompanhamento aos adolescentes egressos do atendimento socioeducativo, de forma a reparar os danos, restaurar o senso de justiça, satisfazer necessidades atuais e futuras e na prevenção de conflitos”, explicou Jhonatan Soares, um dos coordenadores do projeto.

Para a guardiã Ingrid Bárbara, da Paróquia São João Calábria, a expectativa por entender um pouco mais sobre as práticas restaurativas é a grande motivação. “Espero que por meio do curso eu possa ser útil para minha comunidade, para o projeto Jovem Guardião e a unidade que eu participo. E depois, quem sabe, possa ser uma facilitadora das práticas restaurativas, contribuir muito mais na vida dos adolescentes, sendo uma presença positiva e para que eles se sintam importantes enquanto pessoa também”, contou esperançosa.

“Nos tempos atuais, onde prevalece o senso de punição, as práticas restaurativas são uma aliada para a cultura de paz. Hoje, essas práticas são uma esperança, para se somar a outras iniciativas na construção de um mundo mais pacífico”, reforçou a facilitadora Elizabeth Ramos, que ministra a formação junto com Keila Carvalho.

A presidente da Funac, Elisângela Cardoso, também participou da abertura do curso e na oportunidade agradeceu pelo empenho dos jovens em contribuir na ressignificação do projeto de vida de adolescentes e egressos das medidas socioeducativas.

Jovem Guardião

Neste mês, o projeto Jovem Guardião completa um ano de ações nas seis unidades da Funac, na Região Metropolitana de São Luís, com o foco na reinserção dos socioeducandos na família e em suas comunidades de origem e muitas ações para marcar a data já estão em fase de planejamento.

Atualmente, o Projeto é realizado por meio das Paróquias: Divina Providência – Cidade Operária; Santíssima Trindade – Cidade Olímpica; Nossa Senhora da Boa Viagem – da BR; São José dos Migrantes – BR; São João Calábria – Jardim América; Nossa Senhora da Penha – Anjo da Guarda; Santa Terezinha – Filipinho; Espírito Santo – Alto Timbira; e São José do Bonfim – Vila Nova.

CNPJ: 05.632.559/0001-58

Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910

Telefone: (98) 98456-3340

E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI