6/09/2017 5:17 pm

Adolescentes da Funac são capacitados com foco no empreendedorismo

Curso SebraeSocioeducandos (as) que cumprem medidas socioeducativas nas unidades da Fundação da Criança e do Adolescente estão aprendendo sobre práticas de empreendedorismo. A iniciativa é resultado da parceria realizada entre a Funac e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Desde 2015, as oficinas vêm sendo executadas em unidades da Funac, nos municípios de São Luís, Imperatriz e Paço do Lumiar. Mais de 500 adolescentes já foram beneficiados. A meta é levar a iniciativa para outras unidades.

A presidente da Funac, Elisângela Cardoso fala da importância da parceria em trabalhar ações voltadas para os adolescentes que cometeram ato infracional. “Essa parceria é importante porque pode mudar toda uma cultura vigente. Vamos ter uma geração nova que já vai estar familiarizada com a cultura empreendedora e que poderá repassar isso, como efeito multiplicador, para pais e mães. O (a) adolescente pode ser a via transformadora da realidade das famílias”, defende a presidente.

O socioeducando de 18 anos, que cumpre medida no Centro de Juventude Sítio Nova Vida, unidade de internação masculina na Funac ainda não sabe qual profissão seguir, porém, as palestras voltadas para o empreendedorismo têm ajudado a refletir sobre o assunto e despertado o potencial empreendedor. “Acredito que essas palestras podem mesmo mudar a vida de cada adolescente que cumpre medida socioeducativa. É possível aprender de forma prática e mais, com conteúdo que pode modificar o nosso futuro”, opina sobre as palestras.

De forma lúdica, unindo teoria e prática, os adolescentes e jovens são introduzidos no universo empresarial e incentivados a atuarem no meio empreendedor, o que pode contribuir para a ampliação de novas oportunidades de trabalho e emprego. Na unidade, são oferecidos ainda, diversos cursos profissionalizantes como prevê o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase).

Conteúdos

A proposta é disseminar para os adolescentes e jovens que cumprem medidas socioeducativas, a cultura empreendedora. De maneira prática, são repassados conceitos acerca da cultura da cooperação, inovação, ecossustentabilidade, ética e cidadania. As atividades são realizadas por consultores do Sebrae  nas Unidades de atendimento da Funac. Os adolescentes e jovens são orientados sobre plano de negócios para que aplique na prática o empreendedorismo.

Na parte prática, aprendem os primeiros passos para empreender, com a oficina de negócios sei empreender, empreendedorismo, além das palestras: ‘Eu e o mercado de trabalho’, ‘sei controlar meu dinheiro’, ‘educação financeira’, ‘sei planejar’ e ‘relação interpessoal’. Este é o conteúdo repassado para os adolescentes e inclui ainda, o empreendedorismo social e a inovação.

De acordo com Mirthes Tavares, a responsabilidade do Sebrae é a formação dos socioeducandos. As informações aos adolescentes são realizadas através de oficinas práticas e teóricas realizadas nas próprias Unidades. “Todos tem o foco de desenvolvimento da característica de empreendedores. Depois de realizada as oficinas nas unidades, os socioeducandos realizam  a apresentação dos negócios criados por eles. Eles, de fato, aprendem fazendo”, ressalta Mirthes Tavares, assistente social da Funac  que acompanha as atividades do SEBRAE.

Leidiane Irineu, coordenadora técnica da Funac, acredita que o curso fará muita diferença na vida dos socioeducandos. “Tira a imagem de que o adolescente que cometeu um ato infracional, não é passível de mudança, queremos disseminar essa cultura e trabalhar as características empreendedoras entre os socioeducandos”, acredita.

CNPJ: 05.632.559/0001-58

Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910

Telefone: (98) 98456-3340

E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI