20/09/2012 6:15 pm

Acontece círculo de diálogo com servidores(as) da funac

A Fundação da Criança e do Adolescente, órgão vinculado a Secretaria de Estado dos Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania—Sedihc, promoveu no dia 19 de setembro, uma tarde de apresentação e sensibilização realizado através do círculo de diálogo com os (as) diretores (as) das unidades e demais setores, para que possam atuar fundamentados no diálogo, na escuta empática, nas relações de respeito e no  fortalecimento de compromisso com o processo de crescimento do adolescente.

A acolhida ficou por conta de Maria Raimunda Braga, que fez uma cantiga de roda, como forma de integrar todos os participantes e trazê-los para o círculo.

A diretora técnica, Magdahyl Vasconcelos fez a abertura juntamente com os membros da equipe gestão, que deram as boas-vindas a todos (as), e falaram da importância do compromisso e participação da equipe nos projetos e nas ações da instituição. Dando continuidade foi exibido o vídeo da música Imagine de autoria de John Lennon, a letra da música retrata um mundo melhor, onde as pessoas possam viver em paz.

Alexandrina Abreu, Assistente Social e coordenadora do projeto Restaurando Valores e Resgatando Vidas, falou da importância dos elementos da acolhida e Rosilda Brito, da equipe de referência, explicou o significado do bastão da fala “é uma peça fundamental que vai passando de pessoa para pessoa, pois todos nós somos importantes e temos muito o que compartilhar. No bastão não há obrigatoriedade da fala”, disse. E foi utilizada como bastão, uma pedra quartzo rosa, a pedra do amor. Para Brito, “O amor é a essência da vida que permeia todas as relações, inclusive a do trabalho”, afirma.

Durante o círculo de diálogo, integrantes da equipe compartilharam o bastão e através de uma palavra falaram dos desafios para execução dos projetos: união, ânimo, participação, sinceridade, prosperidade, companheirismo, disponibilidade, honestidade, troca, colaboração, confiança, respeito, foram às palavras utilizadas pela equipe. Sorimar Sabóia, chefa da assessoria de planejamento e ações estratégicas, falou da integração, “que nós estejamos integrados com o trabalho da Funac”, comenta. Anailde Everton Serra, presidente em exercício da Funac, usou a palavra fé “Nós precisamos acreditar que é possível que os programas e projetos da instituição dêem certo e que o atendimento dos (as) adolescentes que cumprem medidas socioeducativas seja de qualidade”, ressalta. Também pontuou que as experiências negativas vividas por qualquer instituição podem ser utilizadas positivamente para avançar.

 A Assistente Social, Conceição Coimbra provocou uma reflexão nos participantes: “a paz, o cuidar e ser cuidado, o que tem haver conosco? Para Eunice Fernandes (Coordenadora de Programas Socioeducativos), “a paz é um equilíbrio, pois na Funac somos todos cuidadores direta ou indiretamente”, diz. Paula Guterres (Diretora do Centro da Juventude Nova Jerusalém) usa como exemplo, a música de Gilberto Gil – A Paz , e ressalta: “precisamos nos encher de paz”. A diretora técnica, Magdahyl Vasconcelos, enfatiza: “temos como objetivo implantar a cultura de paz dentro das nossas unidades e também entre a equipe. Nós iremos estar falando em outros centros não só desta paz, mas do que estaremos vivenciando”, destaca.

Alexandrina Abreu e Raimunda Braga apresentaram os projetos que serão executados: “Restaurando Valores e Resgatando Vidas”, e, “Cuidar para Melhor Cuidar.” E como encaminhamentos foram escolhidos um (a) representante por unidade para integrar a equipe de referência do projeto.

CNPJ: 05.632.559/0001-58

Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910

Telefone: (98) 98456-3340

E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI