A Fundação da Criança e do Adolescente (Funac) comemorou nesta quarta-feira (13), mais uma conquista no eixo educação, com a conquista do 1º lugar de um socioeducando no 10° Prêmio de Produção Textual Rafael Estevão de Carvalho, no concurso de redação realizado pela Sociedade Maranhense dos Direitos Humanos (SMDH), com o tema ‘O encarceramento em massa e os impactos para a construção de uma sociedade baseada no bem viver’.
O adolescente que cumpria medida socioeducativa no Centro Socioeducativo de Internação Semear, localizado em Imperatriz, recebeu o certificado na categoria de melhor redação.
De acordo com a presidente da Funac, Sorimar Sabóia, essa vitória reforça a importância de discutir e refletir sobre questões sociais relevantes, como o sistema carcerário, e incentivar os jovens a se engajarem em debates e ações que possam contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.
“Esse adolescente é um exemplo de que os jovens têm voz e podem fazer a diferença na sociedade. Sua vitória no concurso de redação é um estímulo para que outros adolescentes também se envolvam em questões sociais e busquem soluções para os problemas que afetam a sociedade”, afirmou Sorimar Sabóia.
A conquista do primeiro lugar no concurso de redação foi motivo de orgulho para toda comunidade socioeducativa, para sua família e sua escola. Com argumentos bem embasados, o adolescente abordou a problemática do sistema carcerário e seus efeitos negativos na sociedade. Ele destacou a importância de repensar as políticas de encarceramento em massa, buscando alternativas mais eficazes e humanas.
“O encarceramento em massa não apenas falha em reabilitar os indivíduos, mas também gera um ciclo vicioso de violência e exclusão social. Se faz necessário investir em educação, saúde, cultura e oportunidades de trabalho para que seja possível construir uma sociedade mais justa e equilibrada”, pontuou o adolescente.
Além disso, o socioeducando trouxe exemplos de países que adotaram medidas alternativas ao encarceramento em massa, como a Suécia e a Noruega, e obtiveram resultados positivos na redução da criminalidade e na reintegração dos indivíduos à sociedade.
Para a pedagoga Vânia Cleia, trabalhar o tema encarceramento em massa foi desafiador, ela explica que assim que surgiu a proposta de inscrever alunos do ensino médio no concurso de redação promovido pela SMDH, a equipe utilizou várias estratégias para alcançar bons resultados.
“Sentamos com o professor de Língua Portuguesa e começamos a fazer um planejamento das ações e estendemos o convite aos adolescentes. Na preparação, utilizamos biografias, relatos, documentários, referências, debates sobre a temática, o que gerou um conhecimento mais sistematizado da proposta. É muito gratificante ver a educação proporcionar momentos de aprendizagem que gerem esperanças nos adolescentes. Como pedagoga do Centro Socioeducativo, acredito neste processo de mudança através da educação”, comemorou.
A coordenadora técnica do Centro Socioeducativo Semear, Ana Paula Passos, ressaltou que a educação é a base, e que a Fundação está de parabéns por dedicar esforços para uma escolarização de qualidade nos Centros juntamente com a Secretaria de Educação.
“A socioeducação só tem sua efetividade quando os profissionais acreditam e enxergam potencial e habilidades onde a sociedade só vê a figura do encarcerado. O tema foi muito pertinente, temos uma equipe de professores empenhadas e dedicadas às ações que são propostas juntamente com a pedagoga. Ficamos felizes com a participação e a vitória do socioeducando”, parabenizou Ana Paula Passos.
CNPJ: 05.632.559/0001-58
Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910
Telefone: (98) 98456-3340
E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI