7/11/2017 12:13 pm

Adolescente da Funac participa de oficina sobre produção de conteúdos para redes sociais

Com o objetivo de desenvolver o potencial da comunicação e o protagonismo juvenil, o Centro Socioeducativo de Internação Masculina de São Luís (CSIMSL), unidade da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), oportunizou a participação de um adolescente em cumprimento de medida socioeducativa acompanhado com socioeducador na “Oficina Educomunicação”, promovida pela Rede Amiga da Criança, que capacitou os participantes para o uso das redes sociais.

O propósito da atividade, realizada no último final de semana, foi ensinar os jovens a usar a comunicação como uma estratégia de educação. Para isso foram trabalhados assuntos sobre como criar e planejar conteúdos para as redes sociais com foco na responsabilidade social e teor pedagógico, com técnicas de comunicação e o uso de recursos diferenciados.

“Participar dessa oficina foi muito importante pra mim, eu estou aprendendo a me comunicar melhor com as pessoas. Com o que eu aprendi posso mostrar para a sociedade o que se passa dentro das unidades, os trabalhos que realizamos e como isso ajuda em nosso crescimento. As pessoas pensam que só acontecem coisas ruins, mas para nós, adolescentes do socioeducativo, é uma oportunidade muito boa”, disse o adolescente participante, na semana passada.

No entendimento do assessor de desenvolvimento juvenil da Rede Amiga da Criança, Enilson Ribeiro, é importante que crianças e adolescentes saibam lidar com a internet e a comunicação nas redes sociais. “Hoje eles já nascem conectados no mundo virtual, mas a maneira como isso é posta para eles é que deve ser o diferencial. Por isso, é preciso educá-los para o uso da internet, com atenção ao controle de exposição, sobretudo no contexto de violência contra criança e adolescente. E nesse sentido é fundamental ter um uso consciente da ferramenta”, chamou atenção. “Além disso, a oficina oportunizou o desenvolvimento do protagonismo deles, incentivando-os a serem boas fontes de informação e produção de conteúdos na internet”, completou.

Para o socioeducador Jolianderson Alves a oficina foi um caminho que se abriu para o mercado de trabalho e o combate a reincidência na socioeducação. “A partir deste conhecimento, o adolescente pode ter uma renda com trabalhos na área da comunicação e essas atividades ajudam a enfrentar o preconceito quando eles finalizam a medida”.

A oficina foi uma promoção da Rede Amiga da Criança e realizada pelos Projetos Tecendo Redes Sociais e Fortalecendo a Teia, que visam disseminar a metodologia de trabalho em rede, e contam com o apoio dos Conselhos Municipal e Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA de São Luís e CEDCA).

CNPJ: 05.632.559/0001-58

Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910

Telefone: (98) 98456-3340

E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI