Poesia, apresentações culturais, exposição de artesanato e rodas de diálogo marcaram a participação dos adolescentes e servidores da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), na 12 Feira do Livro de São Luís. O evento contou com a presença de escritores, autoridades, além de patrocinadores, apoiadores e sociedade em geral. Os (as) socioeducandos (as) que cumprem medidas socioeducativas também prestigiaram o evento.
Em 2018, no Espaço da Juventude, foi o terceiro ano consecutivo em que a Funac participa da Feira. Este ano contou com a participação de servidores que conduziram nove rodas de diálogos sobre diversas temáticas na área da juventude e socioeducação, além de exposição dos artesanatos com produtos confeccionados com materiais recicláveis nas oficinas e três apresentações culturais dos adolescentes, com produção literária, dança, poesia e música.
A presidente da Funac, Elisângela Cardoso agradeceu a parceria e falou da importância da participação dos adolescentes em um evento de grande porte. “Os (as) adolescentes terem essa oportunidade de mostrar para a sociedade o trabalho desenvolvido dentro das nossas Unidades e que são capazes de reconstruírem um novo Projeto de Vida, é gratificante para todos nós que acreditamos que é possível ressocializar através da arte e da educação”, destaca.
Vencer a timidez e conseguir dançar em público foi um dos obstáculos vencidos pela socioeducanda do Centro de Juventude Florescer. “Conseguir vencer a timidez foi uma vitória. Fiquei muito feliz pelo público que gostou demais da nossa apresentação. Agradeço a Funac por poder participar de um evento desse porte. Demos o nosso melhor na apresentação da dança e do recital, só tenho que agradecer a vocês pela oportunidade”, ressalta.
“Foi uma satisfação acompanhar o ensaio das meninas, até a culminância da apresentação. Levamos a proposta do recital e elas propuseram a apresentação da coreografia, e, elas puderam perceber que podem fazer coisas positivas na vida dela”, salienta a socioeducadora do Florescer, Iara Everton, ao explicar o processo criativo da apresentação das adolescentes.
A coordenadora do Espaço da Juventude, Dayana Roberta, elogiou a participação da Funac no evento destacando a participação dos adolescentes. “Foi muito propositivo e que de fato trabalhou o protagonismo juvenil de adolescentes e jovens com as apresentações artísticas e exposição do artesanato; O Espaço da Juventude proporcionou essas trocas, além da integração das socioeducandas no diálogo com as escritoras, que falou do importante trabalho desenvolvido pela gestão da Funac no processo de ressocialização. Uma delas foi sorteada com livro autografado. O que a juventude precisa é de afeto, oportunidades e acreditar no potencial da juventude para construir o presente”, afirma.
Emocionada, a mãe de um socioeducando falou ter sido uma surpresa o filho ter desenvolvidos habilidades musicais. “Foi o meu melhor presente e estou muito feliz. Se ele quiser seguir na carreira da música terá todo o meu apoio”, diz emocionada Edilene Lima.
O socioeducando que cumpre medida de internação falou da importância do Projeto Sonho de Liberdade. “Desde o momento que recebemos a proposta da Feira do Livro achei muito interessante, uma oportunidade única e todos se sentiram privilegiados por poder participar deste evento. Ensaiamos bastante para ter um resultado bonito. E foi gratificante vê todo mundo alegre, todo mundo feliz. Foi tudo muito lindo”, afirma.
        
                    
CNPJ: 05.632.559/0001-58
Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910
Telefone: (98) 98456-3340
E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI