Contar a história do Maranhão por meio de músicas, declamação de poesias e apresentação de cordel foi um dos objetivos do projeto ‘Maranhão: sua história em músicas, versos e lendas’, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Fundação da Criança e do Adolescente, com as socioeducandas do Centro de Juventude Florescer, no Anil.
Nesta segunda-feira (21), as adolescentes apresentaram os resultados do projeto para os familiares, equipe socioeducativa e convidados. A ação contou ainda com a apresentação do Projeto Arte Erê, do Centro de Cultura Negra, que realizou um momento de celebração pelo dia da consciência negra, e do cantor Roberto Ricci, que exaltou a música popular maranhense, com a participação das socioeducandas.
A Presidente da Funac, Elisângela Cardoso, destacou o empenho de toda a comunidade socioeducativa na execução do projeto e, principalmente, das adolescentes em conhecer a história do Maranhão, assim como dos poetas e cantores maranhenses. “É maravilhoso ver o potencial que essas jovens têm, pudemos visualizar a capacidade de expressão, de criação e a dedicação às atividades. A Funac acredita no desenvolvimento de talentos por meio da oportunidade e dessas ações que são realizadas ao longo do tempo de permanência delas na unidade. Toda a equipe está de parabéns pelo projeto”, disse a gestora.
Maranhão em músicas e versos
O ‘Maranhão: sua história em músicas, versos e lendas’ é executado na unidade Florescer há 3 meses, com 8 adolescentes. As atividades do projeto incluíram a pesquisa, leitura, interpretação e produção de texto sobre histórias e lendas do Maranhão, das obras de escritores maranhenses como músicas e poemas e, ainda, confecção de artesanatos com materiais reciclados e oficinas de decoupagem em azulejos, realizados em parceria com a oficina ‘Arte com as Mãos’.
“Essa atividade permite que as adolescentes possam agregar conhecimento de uma forma mais lúdica, desenvolvendo da capacidade de interpretação de textos, leitura e produção textual”, disse a coordenadora técnica do Centro de Juventude Florescer, que coordena as atividades do projeto, Raimunda Ferraz. “Além disso, a ação buscou promover uma articulação com a comunidade do entorno e parceiros”, frisou.
A culminância do projeto foi realizada durante toda a segunda-feira, com alvorada com músicas maranhenses, almoço com comidas típicas, exposição do varal de poesias, do álbum sensorial com músicas maranhenses, dos azulejos e artesanatos produzidos, declamação de poemas e cordel de lendas maranhenses, finalizando com apresentação de coreografias e a participação da comunidade.
CNPJ: 05.632.559/0001-58
Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910
Telefone: (98) 98456-3340
E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI