Por Priscilla Swaze
“E digo aqui, com grande emoção, a poesia sempre foi a grande paixão, os contos e crônicas lembram as histórias do nosso Maranhão”, cantaram as adolescentes do Centro de Juventude Florescer, unidade da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), para homenagear os escritores maranhenses Ferreira Gullar e Maria Firmina dos Reis na 11ª Feira do Livro de São Luís, que a Prefeitura de São Luís e Governo do Estado realizam, até domingo (19), na Praia Grande, no Centro Histórico.
Essa foi a segunda vez que jovens da unidade se apresentou no evento. Este ano, a ideia foi destacar os escritores de uma forma diferente, falando da literatura a som do rap, com uma linguagem jovial, reverenciando obras como Poema Sujo, de Ferreira Gullar, e o romance Úrsula, de Maria Firmina. Os jovens falaram das lutas contra os preconceitos, discriminação e ressaltaram as belezas do Maranhão.
A apresentação, no Café Literário, foi muito aplaudida pelo público. “A ideia de misturar literatura e rap partiu das próprias adolescentes. Amadurecemos esse processo criativo com elas, partimos para a busca de informações, a criação de letra do rap até a caracterização”, explicou a diretora da unidade, Miriam Machado. “Foi um trabalho que envolveu toda a comunidade acadêmica e o resultado superou as nossas expectativas e, principalmente, porque as adolescentes foram protagonistas na atividade”, frisou.
“Foi maravilhoso participar da Feira do Livro e contar um pouco da história do Ferreira Gullar e da Maria Firmina, a grande homenageada. Nós conseguimos apresentar muito bem e foi uma boa oportunidade de mostrar o que aprendemos para a sociedade”, comemorou uma das socioeducandas.
O Café Literário também tem espaço para novos talentos. “Com a esperança de viver, acreditei no meu sonho e estou na feira do livro apresentando minhas poesias. Hoje eu sei exatamente o lugar que eu quero estar”, declamou alegre o adolescente do Centro Socioeducativo de Internação Masculina de São Luís ao apresentar, pela primeira vez, suas poesias ao público, escritas especialmente para o evento.
Os textos foram produzidos durante o projeto ‘Arte na Medida’, que objetiva desenvolver habilidades artísticas dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, além de ressaltar a importância da arte-educação como instrumento na recuperação da autoestima, das potencialidades e dos valores éticos dos adolescentes.
“À medida que as aptidões do socioeducando foram aflorando no projeto, incentivamos a sua participação na Feira do Livro para que ele pudesse apresentar todo seu talento na arte literária e, por meio dessa atividade, mostrar os trabalhos que realizamos na unidade e gostamos muito da apresentação”, disse a vice-diretora da unidade, Josenilde Diniz.
Para a coordenadora dos programas socioeducativos, Nelma Pereira da Silva, o evento é um excelente espaço para socializar com o público as atividades da Fundação e uma oportunidade para os adolescentes interagirem com o mundo dos livros. “É uma grande satisfação para a Funac participar de um evento como a Feira do Livro que incentiva e estimula os nossos adolescentes no aspecto educacional. A nossa presença é também uma prova de que é possível desenvolver ações educacionais com os adolescentes privados de liberdade com criatividade e qualidade”, destacou.
“O nosso agradecimento também é dedicado as nossas equipes técnicas e pedagogos das unidades que com o seu trabalho garantem a participação e o desenvolvimento dos talentos dos nossos adolescentes”, finalizou a coordenadora.
Sonho de Liberdade
A próxima apresentação da Funac será na quarta-feira (15), com o projeto Grupo de Percussão ‘Sonho de Liberdade’, do Centro de Juventude Sítio Nova Vida, no espaço Café Literário, no Odylo Costa filho, a partir das 14h. Regidos pelo professor de percussão, Kleber Lopes Filho (mais conhecido como Mestre Bamba), o grupo vai mostrar o talento nos tambores pela segunda vez na Feira do Livro.
Exposição de artesanato e sabonetes caseiros
Quem for prestigiar a Feira do Livro pode conferir, também, as produções artesanais dos adolescentes desenvolvidas nos projetos ‘Arte na Medida’, ‘Arte com Mãos’ e ‘Sabão Eldorado’. A exposição reúne peças decorativas, canetas, enfeites de natal, toalhas bordadas, sabonetes caseiros, entre outros itens no ‘Espaço Funac’, que fica na Casa do Maranhão até o domingo (19). As peças estão à venda a preços simbólicos.
 
         
                    
CNPJ: 05.632.559/0001-58
Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910
Telefone: (98) 98456-3340
E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI