23/06/2017 6:48 pm

Adolescentes da Funac realizam contação de histórias para crianças em tratamento de câncer

02 atividade de contação de história.Em meio a histórias de princesas, fadas e lutas por reinos mágicos, adolescentes da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac) e as crianças da Casa de Apoio do Hospital Aldenora Belo somaram forças para superar as dificuldades da vida e construir um novo caminho na ação do projeto Valor à Vida.

A experiência teve o intuito de ressignificar nas adolescentes do Centro de Juventude Florescer o sentido da vida, por meio de debates, como parte da rotina socioeducativa, aliada a realização de ações práticas.

E foi com muito carinho que as crianças receberam as adolescentes para uma tarde de contação de histórias e encenação de peças na semana passada. A sensibilidade marcou o encontro, mas teve espaço também para muita brincadeira e alegria.

“Eu adoro as histórias de princesas, sei quase todas! Gostei de ver as princesas aqui bonitas brincando com a gente”, disse uma das crianças. Ao final da atividade, as adolescentes presentearam as crianças com livros paradidáticos.

Em solidariedade às mães que acompanham o tratamento dos filhos, as jovens deixaram palavras de incentivo. “Na vida a gente tem que ter força para superar as dificuldades e entender que tudo é uma fase, que os momentos difíceis passam também. Eu desejo que suas crianças possam vencer essa doença”, desejou uma das adolescentes.

Além das adolescentes, a atividade envolveu toda a comunidade socioeducativa como educadoras sociais, estagiária e o vice-diretor da unidade, Carlos Soares, reforçando a interação na apresentação entre adolescentes, servidores e as crianças e seus familiares.

Valorizando a vida

O projeto “Valor à Vida” é uma das ações realizadas com as adolescentes durante o processo de cumprimento de medida socioeducativa no Centro de Juventude Florescer, da Funac. Sensibilizar as socioeducandas para o verdadeiro sentido do que é viver e de como isso pode ser valorizado é o objetivo do projeto.

Nessa etapa, as atividades são desenvolvidas por meio de temáticas sobre o câncer, hiv-aids e  doação de sangue. “Ao longo das rotinas socioeducativa e pedagógica, vamos trabalhando esses temas de diversas formas e a visita in loco materializa todo esse debate, para que elas possam compreender melhor a temática”, explicou a coordenadora técnica da unidade, Raimunda Ferraz. “E em nossa avaliação, elas tiveram um bom desempenho e alcançaram as expectativas propostas e se manifestaram também para participar de mais ações no hospital”, comemorou.

A culminância da primeira etapa do projeto será na próxima quarta-feira (28), quando as adolescentes apresentarão uma síntese de tudo o que aprenderam com toda a comunidade socioeducativa.

Texto e Foto: Priscilla Swaze

CNPJ: 05.632.559/0001-58

Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910

Telefone: (98) 98456-3340

E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI