22/08/2013 12:40 pm

Adolescentes da Funac realizam exposição

As adolescentes que cumprem medida de internação no Centro da Juventude Florescer, localizado no Anil,  unidade da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac),  apresentaram nesta quinta-feira (22), os trabalhos produzidos durante as oficinas oferecidas na unidade. Além dos artesanatos, elas mostraram o que estão aprendendo na Escola de música da Funac e também o resultado do Recicle e Renove Florescer.

A presidente da Funac, Anailde Everton Serra, destaca que o principal objetivo da instituição é “Ressocializar os adolescentes através da profissionalização, com atividades pedagógicas, lúdicas, e educativas, para que eles (as) tenham consciência da importância da sustentabilidade”. Complementou, ainda, que “Estamos investindo na música, que é universal, com o funcionamento da Escola de Música da Funac, poderemos descobrir e fortalecer os potenciais artísticos dos (as) adolescentes”, disse.

As oficinas pedagógicas e de produção, bem como as atividades culturais e de lazer, são importantes instrumentos de trabalho que envolve as adolescentes autoras de ato infracional, acredita a diretora da unidade, Marilene Silva “Elas são capazes de mobilizar e fomentar a expressão da adolescente e compartilhar diversos saberes”, explica.

Tendo como foco a sustentabilidade, o Projeto Recicle e Renove Florescer trás uma opção de sacolas plásticas feitas com um material mais durável e resistente e, que podem ser reaproveitadas inúmeras vezes. Práticas e ecologicamente corretas, minimizam o desperdício e os danos causados pelo consumo desmedido de embalagens danosas à economia e ao meio ambiente.

A instrutora do projeto, Adelina Ferreira, explica que as socioeducandas aprenderam as técnicas de costura primeiro no jeans,“ As bolsas sustentáveis ainda é uma novidade para as adolescentes os materiais que eram desperdiçados agora são utilizados para o preparo de variados modelos de bolsas, antes de utilizarem o material elas aprendem as técnicas no jeans. Elas estão gostando de aprender coisas novas, de descobrir habilidades que não sabiam que tinham”, comenta.

O aprendizado adquirido pode ser aplicado para geração de renda, é pensando nisso que a adolescente J.R.(18 anos) se esforça “No artesanato, já aprendi a fazer boneca, jarro de flores, chaveiros, bijuterias, coisas que nunca pensei que fosse capaz de aprender. Quando sair daqui espero ser uma nova pessoa e realizar meu sonho que é montar um ateliê”, afirma

A adolescente I.K (16 anos) fala da rotina da unidade e experiência no projeto “Apesar de estar cumprindo uma medida socioeducativa, dentro da unidade existem diversas atividades profissionalizantes, na unidade de Imperatriz já tinha aprendido a pirografia, agora estou tendo oportunidade de aprender mais, o que irá melhorar minha vida. As pessoas aqui dentro nos tratam super bem, nos ajudam ensinando coisas boas. Foi bom mostrar a nossa realidade aqui dentro, que não é o que passam para a sociedade”. E ressalta “Aprendi a costurar no projeto e agora sei como reaproveitar diversos materiais que antes eram jogados fora, hoje faço diversas bolsas”, comenta.

A oficina de artesanato “Arte com as Mãos” é permanente e são confeccionados vários produtos como: bolsas, agendas, chaveiros, entre outros materiais que são expostos em diversos eventos.

A exposição do material em eventos é uma forma de dar visibilidade positiva ao trabalho das adolescentes e é de grande importância para seu processo socioeducativo. Há presentes para todos os gostos, os interessados em adquirirem os produtos podem entrar em contato com a direção da unidade no telefone (98) 3245 43 16 ou na sede da Funac, por meio da Diretoria Técnica (98) 3222-5041 / 3231-9106 – Ramal-239.

Arte

A oficina de música tem como objetivo contribuir para a ressocialização dos (as) adolescentes que cumprem medida socioeducativa, construindo novos valores, resgatando o potencial de cada um, além de proporcionar o acesso à cultura e lazer conforme determina o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo – SINASE.

L.R(16 anos) diz que dentro da unidade é possível ter novas expectativas “Nos temos muitas atividades profissionalizantes, o que nos faz pensar em coisas boas, reativa sonhos, como aprender a cantar e tocar violão. Aqui me sinto segura, apoiada”, enfatiza.

A adolescente I.K (16 anos) “Gosto muito das oficinas de música, meu sonho é tocar violão, teclado e bateria, e foi o que eles trouxeram”,afirma. Já a socioeducanda J.R (18) “Estou achando ótimo todas essas atividades, pois ocupa nossa mente. É a primeira vez que estou tendo contato com a música”, ressalta.

De acordo com Vitor Mesquita, professor de música, a proposta é que seja formado um grupo para tocar nas atividades da Fundação, a primeira apresentação será no Natal. “Um dos objetivos das aulas de música é possibilitar a mudança de certos comportamentos que possam contribuir na sua ressocialização”, afirma.

Teatro

Proporcionar as socioeducandas, através da dramatização teatral a redescoberta do corpo como elemento de linguagem socializadora, autopercepção positiva, solidária e consciência coletiva. Estimular o desenvolvimento da criatividade e conhecimento da literatura como fortalecimento dos saberes

 

 

 

CNPJ: 05.632.559/0001-58

Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910

Telefone: (98) 98456-3340

E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI