Na perspectiva de garantir o direito à educação, 19 adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa do Centro de Juventude Canaã, unidade de internação provisória da Fundação da Criança e do Adolescente (FUNAC), realizaram a avaliação para certificação do ensino fundamental na modalidade de educação de jovens e adultos, em outubro.
De acordo com a técnica em assuntos educacionais da Funac, Gracinete de Jesus Rosa, as provas avaliaram os conhecimentos dos adolescentes nas disciplinas de língua portuguesa, matemática, história, geografia e ciências para habilitá-los a cursar o ensino médio, posteriormente, em qualquer instituição de ensino. Para tanto, os adolescentes participaram de atividades preparatórias, incluindo revisão de conteúdos, com o apoio dos professores da unidade. A previsão é que os resultados da avaliação estejam disponíveis no mês de novembro.
Para a presidente da Funac, Elisângela Cardoso, a escolarização é parte fundamental da medida socioeducativa uma vez que permite a desvinculação com o ato infracional e atende aos parâmetros estabelecidos pelo Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), que prevê a formação educacional e profissional do adolescente.
A ação foi realizada com o apoio da Secretaria Estadual de Educação, por meio da Coordenação de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), para assegurar o direito fundamental de acesso à educação de adolescentes privados de liberdade.

CNPJ: 05.632.559/0001-58
Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910
Telefone: (98) 98456-3340
E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI