26/04/2023 4:08 pm

Alfaiataria Escola da FUNAC inicia nova Turma

 

Dando continuidade nas aulas das Oficinas Escolas da FUNAC, o Centro Socioeducativo Sítio Nova Vida começou uma nova turma de Alfaiataria. Desta vez serão 12 adolescentes que participam das aulas práticas e teóricas, visando oportunizar a qualificação profissional na área de corte e costura. Em um ano de atuação da Oficina, o Centro Socioeducativo já formou 4 turmas de qualificação profissional e de acordo com a diretora do Centro Socioeducativo, Flávia Andrade, a seleção dos adolescentes acontece a partir de uma avaliação de aptidão de acordo com a declaração deles durante a elaboração do Plano Individual de Atendimento – PIA. “A Alfaitaria Escola é o nosso carro-chefe entre os cursos profissionalizantes ofertados por nós aos adolescentes neste Centro. Inicialmente alguns socioeducandos apresentam uma certa resistência, porque infelizmente lhe foi ensinado que costurar é coisa de mulher, mas, após terem maiores conhecimentos sobre a profissão, acabam desenvolvendo interesse ao ponto de idealizarem uma carreira profissional em busca de geração de renda”, afirma.

As aulas que acontecem três vezes na semana são ministradas por duas professoras que tem por metodologia ensinar na prática os socioeducandos a confeccionarem seus próprios fardamentos e dos servidores da FUNAC. Por meio das aulas os adolescentes aprendem técnicas, por exemplo, de fazer medições, moldes, cortes em tecidos, coordenação motora e costura em máquinas overlock, galoneira e costura reta, além do manuseio das próprias máquinas de costura.
Para Dr. Costa, juiz titular da 2ª Vara da Infância e Juventude do Maranhão, a Alfaitaria Escola da FUNAC, deve ser entendida como uma ação em termos práticos da Justiça Restaurativa, porque tem o potencial de fato de ressignificar a trajetória de vida desses adolescentes. “Um dos princípios da Justiça Restaurativa é justamente fazer com que os socioeducandos superação suas limitações e a partir disso poderem conviver em sociedade de forma mais harmoniosa e nesse contexto a Alfaitaria Escola da FUNAC pode ser entendida como um excelente exemplo, por que os socioeducandos, conseguem ter não só uma boa oportunidades de qualificação profissional, como também de perspectiva de vida”, destaca.

Sorimar Sabóia, presidente da FUNAC, aponta que o investimento nas Oficinas Escolas da FUNAC tem tido um olhar diferenciado por parte de sua gestão, porque aposta que é por meio da qualificação profissional que os socioeducandos tem a oportunidade de se superarem suas limitações, inclusive do ato infracional. “ As Oficinas Escolas da FUNAC têm colaborado significativamente para a superação de nossos socioeducandos e a Alfaiataria Escola tem se destacado porque a avaliação que fazemos perpassa por todos os nossos servidores, uma vez que grande parte dessa produção confeccionada pelos adolescentes são os nossos fardamentos, cujo material é de qualidade e do nosso uso cotidiano. A cada vez que visto a minha farda me emociono porque lembro que ela foi confeccionada por um desses adolescentes e que antes do nosso atendimento, jamais teria sonhado em se tornar um alfaiate”, enfatiza.

CNPJ: 05.632.559/0001-58

Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910

Telefone: (98) 98456-3340

E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI