A animação das festas juninas movimentou as oito unidades da Fundação da Criança e do Adolescente, órgão vinculado a Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) durante toda a semana.
A festa teve forró, comidas típicas, danças e quadrilha, prestigiada por equipe técnica, equipe de gestão, familiares dos internos e visitantes. Destaque para a alegria e participação dos adolescentes e, mais uma vez, ponto positivo para a organização do evento de todas as Unidades.
A presidente da Funac, Elisângela Cardoso enfatizou a importância das atividades de lazer e cultura como meio de integração para os internos e oportunidade de estar com os familiares em momentos de descontração.
Para Nikson Daniel, diretor do Centro de Juventude Sitio Nova Vida, esse tipo de evento é fundamental para os internos, tanto pelo caráter educativo, por estimular o respeito, o compromisso e participar da vida em sociedade, como também por incentivar o convívio e a disciplina. Ele destacou ainda a presença e integração das famílias dos internos.
A Festa
O arraial já prometia uma tarde alegre com muito baião, músicas populares maranhenses e forró de Luiz Gonzaga, mas as atenções se concentraram com a apresentação da exposição de diferentes tipos de danças, indumentárias, concurso de forró, grupo de dança “Elite Cowtry” e grupo de capoeira.
A Vó Genoca falou sobre paternidade responsável e levou uma mensagem de vida, humildade, esperança e responsabilidade aos adolescentes que cumprem medida de privação de liberdade no Centro de Convivência Restaurativa Alto da Esperança.
O ponto alto da festa foi à apresentação da quadrilha formada por funcionários e internos do Canaã, Eldorado e Semear saudado com palmas e muita gargalhada provocada pelos tipos engraçados típicos de uma quadrilha caipira.
A mãe de um interno, disse que adorou a festa e aproveitou o momento para matar a saudade do filho e conversar com ele. “É um momento também para dar conselhos de mãe e mostrar que aqui também é uma oportunidade de mudar de vida”, comentou.
Imperatriz
O Centro de Juventude Cidadã e Centro de Juventude Semear realizaram uma manhã de programação festiva, ocasião em que foi resgatada a origem dos festejos juninos. Com as unidades enfeitadas com muita criatividade e deliciosas comidas típicas, a festa caipira ficou completa com música nordestina da melhor qualidade, sobretudo o forró e apresentações culturais, que deixou o arraial mais animado.
O defensor público, Fábio Carvalho, marcou presença no Centro de Juventude Cidadã (Unidade de semiliberdade masculina). O diretor da unidade, Manoel Alves Pereira ressaltou que as famílias fazem questão de se integrar e são bastante espontâneas e participativas.
No Semear, a programação contou com a apresentação da quadrilha formada pelos adolescentes e também dos integrantes da Casa do Idoso. A idéia, segundo o diretor do Semear, Reydeglan Rafael, é fazer com que adolescentes funcionários (as) e familiares dos internos (as) aproveitem esse momento para maior integração social.
CNPJ: 05.632.559/0001-58
Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910
Telefone: (98) 98456-3340
E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI