A Vara da Infância e Juventude do Judiciário e o Centro Socioeducativo de Semiliberdade de Timon, retomaram, esta semana, as atividades presenciais do “Projeto Capitães da Areia”. Em solenidade realizada na manhã da última quarta-feira (20), no Ginásio de Esportes Carlos Marinho, o juiz Simeão Pereira e Silva, titular da vara da Infância e Juventude da Comarca de Timon, realizou a abertura da segunda turma do projeto. As atividades estavam suspensas desde março de 2020 em decorrência da pandemia do novo Coronavírus.
O encontro contou com a presença dos voluntários que integram o projeto, representantes da Prefeitura Municipal de Timon, do Centro Socioeducativo de Semiliberdade, bem como de outras instituições parceiras.
A diretora do Centro Socioeducativo de Semiliberdade de Timon, Fátima Costa Oliveira, ressaltou a importância do projeto. “ O Projeto Capitães de Areia é sem dúvidas um grande destaque dentro da socioeducação, sobretudo na semiliberdade. Esse encontro é prova de que a parceria com a Polícia Militar vem gerando bons frutos. a Funac só tem a agradecer a parceria com a Vara da Infância e Juventude e com o 11º Batalhão pelo excelente trabalho desenvolvido junto aos socioeducandos”, afirmou.
O Projeto Capitães da Areia teve início no segundo semestre de 2019, sendo integrado por policiais militares, de forma voluntária, vinculados ao 11º Batalhão de Polícia Militar de Timon-MA.
De acordo com o juiz Simeão, os policiais militares que integram o projeto passaram por uma capacitação oferecida pela equipe técnica da Vara da Infância e Juventude, contemplando noções básicas de direitos humanos, Justiça Restaurativa, dentre outros temas. “Os policiais voluntários foram capacitados pela equipe técnica da Vara da Infância e Juventude e encontram-se inseridos em eixos, como educação, esportes, saúde, comunicação e profissionalização, de acordo com a formação profissional de cada voluntário,” afirmou.
O juiz Simeão explica como funcionam as atividades do projeto. “Nas atividades com os adolescentes em cumprimento das medidas socioeducativas, os policiais priorizam práticas dialogais, esportivas, como xadrez, educacionais, culturais e profissionalizantes, todas em sintonia com o Plano Individual de Atendimento de cada adolescente, focando no princípio da proteção integral dos socioeducandos (Constituição Federal, art. 227), potencializando o seu desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade (ECA, art. 3º)”, destacou.
CNPJ: 05.632.559/0001-58
Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910
Telefone: (98) 98456-3340
E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI