As Unidades da Fundação da Criança e do Adolescente, realizam uma série de atividades em alusão ao Dia dos Pais, a programação é voltada tanto para os servidores, quanto para os adolescentes e seus familiares.Com o objetivo de estimular e manter o vínculo familiar dos socioeducandos (as).
O Centro Socioeducativo de Internação Masculina em São Luís (CSIMSL) e o Centro Socioeducativo da Região Tocantina (CSRT) realizaram um café da manhã para os pais dos adolescentes.



No Centro de Juventude Canaã (Unidade de internação provisória) e no Centro de Convivência Restaurativa foi realizada uma sensibilização sobre a importância e responsabilidade de ser pai.
Um dos socioeducandos de São Luís que está a espera do seu primeiro filho, falou sobre os sentimentos e responsabilidade que a paternidade lhe trouxe. “Quando soube que iria ser pai fiquei muito feliz, saber da existência do meu filho me dar forças para sair dessa vida.Quero dar muito amor para o meu filho, o que não tive do meu pai”, declara.
No CSIMSL, o diretor, Adalberto Frasão, abriu para uma roda de diálogo sobre o que é ser pai e filho. “A proposta da atividade foi valorizar a relação entre pais e filhos na socioeducação, mas, sobretudo, integrar e sensibilizá-los sobre a importância de estarem mais presentes neste momento adverso na vida desses adolescentes”. A programação contou com momentos de reflexão feita pela equipe técnica e momento de oração realizada pela Comunidade Católica Shalom.
“Ser filho é aquela pessoa no lar que trás alegria e quando se ausenta, trás tristeza. Às vezes para os pais o filho é a maior alegria que ele pode ter. Meu pai é tudo para mim, estou muito feliz de ele está aqui comigo, é o que me dar forças para construir uma nova história”, disse o único socioeducando com a presença do pai.
A psicóloga, Katiuscia Lima, falou sobre a realidade familiar de grande parte dos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas. “Alguns adolescentes não possuem a referência de pai no ambiente familiar. Quero parabenizar as ‘pães’ que desempenham o papel de mãe e pai ao mesmo tempo”.
Entre os participantes, Carlos André*, pai de um interno de 16 anos que cumpre medida socioeducativa de internação há um ano e dois meses. O mesmo diz esforçar-se para estar sempre ao lado do filho. “O meu filho é a minha vida, eu criei, cuidei, troquei fraldas, a recompensa que Deus dar é amar mais e mais. Não devemos nunca nos separar dos filhos. Essa comunhão é está unido em amor. Todo mundo comete erros, sempre que eu posso venho visitá-lo para aconselhá-lo”, ressalta.
O pai do socioeducando elogiou a direção do CSIMSL e a organização do Centro.“Eu venho para essa casa e vejo a alegria, o amor e paz. A primeira vez que entrei nessa unidade me fez sentir bem”, elogia.
Dia dos pais servidores
Para comemorar o Dia dos Pais, o Centro Socioeducativo da Região Tocantina (CSRT) realizou um jogo de futebol com os servidores do Centro de Juventude Semear (CJS), com o placar 04 (CJS) x 02 (CSRT).
”Na nova condição de pai não poderia deixar de aproveitar a data entre amigos e colegas de trabalho para nos confraternizarmos. A ideia de um jogo de futebol possibilitou uma maior integração entre as equipes do sistema socioeducativo”, afirma Reydeglan Rafael, diretor do CSRT.
O Centro de Juventude Florescer realizará no dia 21/08, às 15h, uma atividade voltada para os servidores que são pais.

CNPJ: 05.632.559/0001-58
Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910
Telefone: (98) 98456-3340
E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI