29/05/2023 4:25 pm

Campanha do Maio Laranja é Tema de Palestra com Socioeducandos da Funac

A Campanha Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é debatida com socioeducandos da Funac. O evento foi promovido pelo Centro Socioeducativo de Internação São José de Ribamar e contou com a participação de 20 adolescentes que cumprem medida socioeducativa. A palestra foi conduzia pela assistente social Ieda Maranhão, que integra a equipe do Núcleo Psicossocial do Fórum de São José de Ribamar.

Durante o evento, os adolescentes tiveram a oportunidade de conhecer os objetivos da Campanha e conseguir identificar as características do ubuso e o perfil de um abusador. Por meio de perguntas interativas, a palestrante refletiu com os adolescentes sobre a necessidade de evitar posturas e comportamentos abusivos em seus relacionamentos.


Ainda durante a palestra, foi apresentada a legislação vigente de proteção à criança e o adolescente e os canais e procedimentos para casos de denúncias. De acordo com a Ieda Maranhão, os socioeducandos precisam ter acesso às informações sobre abuso sexual, a fim de conseguir identificar uma situação em que tenha sido vítima ou mesmo sofrida por outra criança ou adolescente e saber como proceder para denunciar. “Dialogar esta temática com adolescentes privados de liberdade é de grande importância para que tenham acesso à informação, transformando-a em conhecimento e a partir disso, se tornem multiplicadores para prevenção a esse tipo de violência”, afirma.


A presidente da Funac, Sorimar Sabóia, ressalta que faz parte do calendário de atividades sociopedagógicas da Fundação aderir a Campanhas em nível nacional que possibilitem produção de conhecimento que digam respeito a direitos humanos. “ A inserção dos socioeducandos da FUNAC nesse diálogo é de grande importância, por que como indivíduos com garantias de direitos e obrigações sociais, precisam entender que comportamentos abusivos prejudicam não só a vítima, mas também toda a sociedade. Temos tido muito empenho na realização de palestras que envolvam campanhas de enfrentamento ao racismo, lgbtfobia, feminicídio, intolerância religiosa e etc, por que enxergamos a partir disso, uma oportunidade de aprendizagem no processo de ressocialização”, enfatiza.

CNPJ: 05.632.559/0001-58

Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910

Telefone: (98) 98456-3340

E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI