Como parte da campanha de enfrentamento à violência e exploração sexual infanto-juvenil, o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA) participou da oficina “Conversando Sobre Abuso e Violência Sexual”. A atividade foi coordenada pelos jovens da Cidade Operária pertencentes ao Projeto Cidadanear, que possui o apoio do Fundo das Nações Unidas Para a Infância (UNICEF). A convidada para ministrar a oficina foi a assistente social Sorimar Sabóia, que é presidente do CEDCA e da Fundação da Criança e do Adolescente (FUNAC). O encontro virtual foi realizado na noite desta segunda-feira (18).
Durante a oficina, Sorimar Sabóia fez um resgate histórico da Campanha, como é possível identificar o abuso sexual, como acontece, perfil dos abusadores, estratégias que o abusador usa para se aproximar, consequências, formas de manifestação e como procurar ajuda. Sabóia ressaltou que o abuso não é apenas o ato sexual, mas também qualquer manipulação do corpo da criança e/ou adolescente, assim como expô-los a qualquer tipo de conteúdo inapropriado como pornografia.
O abuso e exploração sexual trazem graves repercussões na vida e saúde de crianças e adolescentes. A família e a comunidade têm um papel fundamental na construção de uma sociedade sem violência. “Tem que haver um planejamento para que as ações sejam realizadas durante todo o ano e com a participação de toda a sociedade, trabalhar com as famílias a convivência familiar, a construção de afetos, para que possamos garantir os direitos das crianças e adolescentes”, destacou Benigna Almeida.
O dia 18 de maio foi instituído pela Lei Federal Nº 9970/00, data criada para motivar esforços do poder público e da sociedade civil no enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes. São mobilizados diferentes setores da sociedade, do governo e da mídia, contra a violência sexual de criança e adolescente.
“Essa é uma data simbólica para demarcar a necessidade de proteção, defesa e cuidado com a infância brasileira, sobretudo da responsabilidade que toda sociedade e o conjunto dos atores do sistema de garantia de direitos possuem no enfrentamento a violência sexual contra crianças e adolescentes, considerando que essa é a quarta violação mais cometida e que deixam marcas para a vida toda”, afirma Sorimar Sabóia.
Bianka Melo, do Projeto Cidadanear que trabalha o protagonismo juvenil e integra os jovens da macrorregião da Cidade Operária, faz uma avaliação da atividade. “A oficina foi excelente, pudemos trocar experiências e fazer uma reflexão sobre a importância da denúncia, tendo em vista o crescimento dos números de abusos contra crianças e adolescentes. Que possamos buscar incentivos para a implementação de políticas públicas relacionadas ao tema”, ressaltou.
“É importante que as políticas sociais de atendimentos a crianças e adolescentes sejam fortalecidas, assim como as redes de apoio”, comenta David Silva, conselheiro do CEDCA.
Ações
Os (as) adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas da Funac estão dando sua contribuição na Campanha em alusão ao dia 18 de Maio. Para isso, colocaram em prática o que aprenderam no curso de Serigrafia e Costura oferecido pela Funac em parceria com o Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA). Foram confeccionadas 250 máscaras com a logo da Campanha Faça Bonito. Um trabalho em equipe do Centro Socioeducativo Florescer e Centro Socioeducativo de Internação Masculina do Vinhais.
Um socioeducando destaca a felicidade em dar a sua contribuição. “Agradeço a oportunidade de participar de uma campanha tão importante para a sociedade. Aproveito também para colocar em prática os ensinamentos do curso profissionalizante de serigrafia”, declarou emocionado.
O CEDCA também está participando e apoiando outras ações em combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, como rodas de conversas e lives sobre a temática.

CNPJ: 05.632.559/0001-58
Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910
Telefone: (98) 98456-3340
E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI