2/12/2019 4:38 pm

Centro Socieoducativo Florescer realiza Encontro “Família Projeto de Cristo”

A espiritualidade também se faz presente nas Unidades da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac). Para o fortalecimento de vínculos entre os familiares e socioeducandas, o Centro Socioeducativo Florescer (Unidade Feminina) realizou, no último sábado (30), o Encontro “Família Projeto de Cristo”, junto com as igrejas que desenvolvem atividades religiosas no Centro.

As ações promovidas estão em conformidade com o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). A Constituição Federal, em seu art.5º, declara que é direito inviolável a liberdade de consciência e de crença. De acordo com a diretora do Centro, Miriam Machado, esse momento na Unidade é uma confraternização com as parcerias externas que são as igrejas, que realizam, durante o ano, atividades religiosas na Unidade. “Temos os grupos de Fonte de Vida, Universal, Mensageiros de Cristo, Rodovidas e Shalom. Planejamos o encontro juntos, é um momento de louvor e de reflexão do que é essa família. Este ano o tema foi ‘Família Projeto de Cristo’. É muito bom encerrar com momentos de louvor, de agradecimento e que possamos fortalecer ainda mais as parcerias para o próximo ano”, afirma.

“Esse momento está sendo maravilhoso, pois temos a oportunidade de contribuir para o fortalecimento das famílias das adolescentes que estão cumprindo medidas socioeducativas. Nós já desenvolvemos esse trabalho uma vez por mês. Agradecemos à direção da Funac por oportunizar fazermos esse trabalho maravilhoso”, explica Domingos Rodrigues, da Igreja Mensageiros de Cristo.

O SINASE ressalta o respeito à diversidade religiosa, bem como o dever que os programas de atendimento socioeducativo têm de oferecer a assistência religiosa aos adolescentes que deles necessitem. “Este encontro é muito importante, fala sobre a família, hoje temos presente os familiares das socioeducandas e eu acho de extrema importância esse projeto, o encontro de hoje. Sabemos que é importantíssimo ter Deus como base da família. Se a pessoa seguir direito o que foi ensinado na presença Dele, não importa a religião, a igreja, se ela seguir direito ela vai ter uma família e vida abençoada”, comenta Bruna Viégas, da Igreja Universal do Reino de Deus.

São trabalhados com as socioeducandas e funcionários valores característicos da espiritualidade, que são o respeito, a solidariedade e o amor próprio. Rodas de conversa, louvor e música são algumas das atividades desenvolvidas nas atividades religiosas.

Para a socioeducanda, a atividade realizada está sendo muito boa e contribui com o cumprimento da medida socioeducativa. “As parcerias externas das Unidades são gratificantes, aprendemos mais e é sempre bom ouvir uma palavra de conforto quando não estamos bem, que nos consola através da palavra de Deus. Só tenho a agradecer”, pontua.

“Um momento especial, momento de comunhão com as famílias e esse momento é muito importante para todos nós”, declara Rafael Batista, da Igreja Ilha de Amor de Deus.

Mais que levar mensagem de otimismo, é um momento de promover a cultura de paz dentro do sistema socioeducativo e também uma oportunidade para fortalecer a fé das adolescentes, familiares e servidores. “Eu sempre participo desde que a minha neta está aqui, é um momento único e muito bonito. As adolescentes aprendem muitas coisas e serve para fortalecer a fé delas”, ressalta Célia Santos, avó de uma socioeducanda.

“É a concretização de um ano em que a gente vem trabalhando junto com as socioeducandas e é muito bom falar de Deus para elas, o que Ele deixou para gente que é a palavra, que é o caminho de orientação para nós. O nosso interesse maior é que as adolescentes saiam daqui transformadas e possam retornar para a sociedade”, comenta Regis Barros, da igreja Fonte de Vida.

Direitos previstos no ECA
O Estatuto da Criança e do Adolescente, em seu Art. 3°, afirma que “a criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade”.

CNPJ: 05.632.559/0001-58

Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910

Telefone: (98) 98456-3340

E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI