Conscientizar para prevenir, este é um dos objetivos da Campanha Março Lilás com foco no combate ao câncer de colo de útero. Na terça-feira, 17, o Centro Socioeducativo de Internação Provisória da Região dos Cocais, unidade da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), em Timon, realizou uma ação preventiva com o tema “Tempo de cuidar de você”, para servidoras e familiares dos socioeducandos.
Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), órgão do Ministério da Saúde, estimam o surgimento de 16.590 novos casos em 2020. Por isso, a relevância das ações de conscientização, que alertam para a realização de consultas e exames periódicos, facilitando o diagnóstico de forma precoce e os tratamentos em fase inicial, quando necessários.
A atividade contou com os esclarecimentos da enfermeira e especialista em Saúde da Mulher, Andreza Costa, que na oportunidade explanou sobre os sintomas, tipos de tratamento, o que pode levar ao câncer do colo do útero e os exames preventivos. “Falar sobre a prevenção do câncer do colo do útero, de forma interativa, ampliando o autoconhecimento e autocuidado do público feminino, é contribuir para a redução de novos casos”, frisou a enfermeira Andreza Costa.
“Achei a palestra esclarecedora e gostei da forma como tudo foi explicado, pude me informar sobre as dúvidas que eu tinha e vou acrescentar outros cuidados comigo”, contou a mãe de um dos socioeducandos.
Para a servidora Elizandria Pereira, a ação foi uma oportunidade de autoconhecimento. “Conhecemos um pouco de nós mesmas, mas precisamos ir a fundo e saber identificar o que sentimos. E para isso informação é essencial, a palestra foi esclarecedora, orientou, abriu caminhos para conhecermos o nosso corpo, entender as formas de prevenção e os tratamentos, nos prevenir da forma correta, e começar a nos cuidar”, frisou.
Mês da Mulher
Neste mês, a unidade já realizou uma série de atividades com foco no cuidado com as mulheres, no intuito de orientar e dialogar sobre as diversas situações que afetam o público feminino como, por exemplo, a dependência química e alcoólica, e a centralidade da mulher no cuidado com os filhos.
“Esses temas promovem uma ruptura com o contexto que as mulheres vivenciam, e agregam um cuidado a mais com a base familiar dos socioeducandos, principalmente com as mães, tias e avós. Agora com mais informações e orientações, elas podem desconstruir pensamentos e atitudes, buscar um novo caminho e ressignificar o seu posicionamento na sociedade”, refletiu o diretor do Centro Socioeducativo, Lívio Araújo.
Ainda este mês, a unidade promove uma exposição de fotos com as mulheres vítimas de feminicídio e as que fizeram história no Brasil, com o intuito de desconstruir padrões sociais, e uma palestra sobre o cuidado com a saúde e alimentação saudável.
“Além das orientações de saúde, o objetivo é trabalhar o empoderamento feminino e seu autocuidado, pois elas devem ter o desejo de olhar para si com mais carinho e amor”, ressaltou a psicóloga, Dannyara Aguiar.
Os Grupos de Narcóticos Anônimos, Alcoólicos Anônimos e o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) são alguns dos parceiros nas atividades, além da equipe técnica e gestão do Centro Socioeducativo.

CNPJ: 05.632.559/0001-58
Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910
Telefone: (98) 98456-3340
E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI