Meio ambiente, preservação, natureza, vida, ecologia e sustentabilidade. Estas foram as palavras que marcaram a Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), nesta última semana do mês. Nos dias 28 e 29 de novembro foi realizado através do Projeto ReconheSER, a I Mostra Científica “Que ama preserva. Preservar o Meio Ambiente é preservar a Vida”, que foi promovido pelo Centro Socioeducativo de Internação do Vinhais (CSIV), em São Luís.
A I Mostra de Conhecimento do CSIV teve como objetivo instigar a iniciação científica, a curiosidade, busca pelo conhecimento e a integração. O evento contou com a presença dos professores e alunos do Centro de Ensino Nascimento de Moraes, gestão da Funac, comunidade socioeducativa, familiares e sistema de justiça, que prestigiaram as apresentações.
O chefe da Assessoria de Planejamento e Ações Estratégicas (Asplan), Nikson Daniel, que esteve no evento representando a presidente da Funac, Sorimar Sabóia, parabenizou a todos os adolescentes, familiares e equipe do Centro Socioeducativo. “Esses são momentos singulares que servem para mostrar resultados do nosso trabalho e demonstrar para os familiares que a socioeducação que acreditamos não se faz com cadeados e algemas, mas é baseada no tripé que é a educação, profissionalização e atendimento, atividades realizadas nas nossas unidades”, afirma.
“Na Mostra Científica temos a possibilidade de mostrar para os nossos adolescentes que cada um tem uma capacidade, e é a oportunidade deles demonstrarem todo o seu potencial. Que é possível construir um novo projeto de vida, que é possível desenhar uma nova história a partir da educação e da escolarização. Este é o caminho para uma construção de sonhos e para uma educação que de fato transforme vidas dos adolescentes e seus familiares”, complementa o chefe da Asplan.
A avó de um socioeducando reafirmou a importância do trabalho desenvolvido no Centro para a ressocialização dos adolescentes. “Estou muito orgulhosa do meu neto e de todos os adolescentes que participam dessa atividade. Gostei muito da explicação deles e do quanto aprenderam na escola”, diz.
Os adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas são alunos do Centro de Ensino Nascimento de Moraes, e as aulas acontecem na própria Unidade. Para a Mostra Científica, eles prepararam diversas atividades, como: painel interativo, exposição de materiais reciclados, apresentação de maquetes, técnicas de compostagem e apresentação teatral, para demonstrar na prática como ocorrem os fenômenos físicos e as reações químicas no meio ambiente.
“O Projeto teve uma participação efetiva dos adolescentes, pudemos presenciar aquilo que eles tem de potencial. Dar valor a isso é considerar a medida socioeducativa como uma oportunidade para ressignificação de valores, de oportunidade de mudança, de atitude contra o ato praticado”, explica a diretora do CSIV, Josenilde Sales.
O Projeto ReconheSER possibilitou aos alunos não só o envolvimento com a ciência, mais a ligação com todas as disciplinas trabalhadas durante o ano. De acordo com a pedagoga Lígia Santos, a educação tem que envolver os adolescentes, para que eles se percebam como protagonistas no processo educacional. “O Projeto ReconherSER provocou neles a possibilidade de construção coletiva por meio da temática do meio ambiente, esse é o momento de chamar todos os adolescentes e dizer que é possível fazer uma educação de uma maneira diferente a partir da interatividade, do conhecimento que ele traz consigo. O projeto vem de uma multidisciplinaridade com vários olhares de todas as áreas”, explica.
Os painéis ‘Reduzir, Reciclar e Reutilizar’ foram trabalhados de forma lúdica e possibilitou o envolvimento de toda a comunidade socioeducativa, família e sistema de justiça. “Todos são importantes nesse caminhar e temos certeza que conseguiremos avançar muito mais”, acrescenta a pedagoga Ligia.
A defensora pública, Isabela Miranda parabenizou a equipe da Funac pela realização da I Mostra Científica. “Essa perspectiva educacional é a mais importante para os adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas de internação”, pontua.
A professora da alfabetização, Nilra Melônio, disse que os alunos identificaram a ciência na prática. “Realizamos uma roda de conversa o que seria um ambiente sustentável e como seria o ambiente em que pudéssemos aproveitar todos os espaços que temos, como a água, o sol, espaços que podem gerar sustentabilidade para uma comunidade. Um dos socioeducandos, quando eu mostrei alguns espaços, disse que podia montar o demonstrativo de como funcionava a energia eólica”, comenta.
O adolescente conta como foi o processo de construção do cata-vento para a demonstração da energia eólica. “Sempre brincava com barco de isopor e colocava para funcionar, então na roda de conversa identifiquei que poderia com algumas adaptações fazer o mesmo na maquete, após um dia inteiro de experimentos, deu certo”, declara contente.
Para o professor Ronny Delton, o projeto possibilita que os adolescentes percebam a relação do ser humano com a natureza, o meio ambiente e que pequenas atitudes podem mudar o local em que vivemos. “O projeto para nós representa dar a oportunidade para esses jovens se reconhecerem como parte do meio ambiente e ressignificar o papel deles na sociedade, para quando retornarem ao convívio social, possam colaborar para um ambiente mais saudável e também para uma melhor qualidade de vida”, destaca.
“Quero agradecer pela oportunidade e apoio da equipe da Unidade e professores na construção de conhecimentos. Foi gratificante apresentar o que aprendemos durante a escolarização para os nossos familiares e público externo”, declara um socioeducando.

CNPJ: 05.632.559/0001-58
Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910
Telefone: (98) 98456-3340
E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI