5/05/2020 5:32 pm

Centro Socioeducativo da Funac realiza oficina Giro das Profissões

A Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), por meio do Centro Socioeducativo de Internação do Vinhais (CSIV), realiza, neste mês, a oficina Giro das Profissões. A atividade é voltada para os socioeducandos em cumprimento de medidas socioeducativas de internação e conduzida pela equipe técnica que esclarecem, de forma lúdica, as dúvidas sobre o mercado de trabalho e curiosidades das profissões.

A oficina foi construída a partir do olhar coletivo da equipe técnica e direção, que compreende trabalhar o direito e a luta do trabalhador de uma forma lúdica, por meio de roletas e brincadeiras. “É uma forma de mostrar a importância da garantia de direitos, através de metodologias que envolvam os adolescentes. O jogo da borboleta foi construído a partir da coletividade da equipe técnica. Foram escolhidas dezesseis profissões e nas outras roletas as curiosidades da área de atuação de cada profissional”, destaca Ligia Santos, pedagoga do CSIV.

De acordo com a coordenadora técnica, Suzana Moraes, maio foi escolhido por ser o mês do trabalhador. “Também é o mês em que se comemora o Dia do Enfermeiro, Assistente Social e Pedagogo, profissionais que atuam no sistema socioeducativo. Na oficina são utilizados jogos, como a roleta das profissões e a roleta de curiosidades, uma forma de apoiar e incentivar os socioeducandos a refletirem sobre a escolha e demonstrar para eles que essa a escolha pode ser pensada de forma dinâmica, informativa e divertida”, afirma.

Para a assistente social, Marluce Viégas, a atividade colabora com a identificação dos adolescentes no mundo do trabalho e faz uma conexão com as lutas trabalhistas travadas ao longo da história. “A oficina é uma oportunidade para que os educandos se identifiquem e possam se sentir pertencentes a esse universo, ocasião em que eles se reconhecem na história dos trabalhadores e percebem a importância da produtividade para uma vida saudável. Trabalhamos ainda as aptidões, e os adolescentes podem perceber de maneira ampla o que trata cada profissão, cada campo de trabalho, qual a contribuição para a sociedade, as oportunidades de crescimento pessoal e a renumeração. Tudo é trabalhado de forma lúdica e divertida, para que o conhecimento se torne mais fácil de ser apreendido”.

Para o socioeducando, ter a oportunidade de conhecer várias profissões o faz olhar para o futuro. “Achei interessante o resgate histórico da luta dos trabalhadores e estou gostando de aprender sobre as profissões e áreas de atuação, o que me motiva a fazer uma reflexão de qual profissão quero seguir”, afirma Marluce Viégas.

A diretora do CSIV, Josenilde Diniz, ressalta a satisfação de realizar a oficina na Unidade. “Foi, inicialmente, pensada para celebrar a luta dos trabalhadores e relembrar as profissões existentes na unidade. Mas teve sua amplitude quando se traz temas voltados a outras profissões. Ampliar essa discussão para os adolescentes é uma forma deles identificarem essa possibilidade de uma profissão através do processo educacional. É importante e de valor, para que os adolescentes compreendam e tenham uma visão diferenciada do que é o trabalho”, pontua.

CNPJ: 05.632.559/0001-58

Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910

Telefone: (98) 98456-3340

E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI