Socioeducandos do Centro Socioeducativo de Internação do Vinhais, da Fundação da Criança e do Adolescente, participaram de uma sessão de cinema especial realizada pela Igreja Universal do Reino de Deus, por meio do projeto Cinema Solidário, na segunda-feira (16). Com direito a pipoca e telão de led com alta resolução, os adolescentes assistiram ao filme “Nada a Perder 2”, que conta a história do bispo Edir Macedo e do surgimento e crescimento da referida igreja.
Em Timon, os adolescentes do Centro Socioeducativo de Semiliberdade também prestigiaram o filme. Com o apoio da Igreja Universal, que disponibilizou os ingressos do cinema e transporte, eles tiveram uma tarde de lazer em um shopping de Teresina, Piauí. O Projeto Cinema Solidário objetiva democratizar o acesso a cultura, por meio da inclusão cultural.
Para um socioeducando o filme foi um momento de reflexão pessoal. “O pastor foi muito criticado e conseguiu superar tudo com sua fé. A história dele é uma inspiração. Da mesma forma, creio que posso superar meus erros e ter uma vida nova”, refletiu. Outro socioeducando de Timon afirmou que a principal mensagem do filme é “jamais podemos perder a nossa fé e que Jesus nunca desistirá de nós”.
“Foi uma atividade para contar um pouco da história da nossa Igreja, dos trabalhos sociais que realizamos e a história do nosso Bispo, o grande personagem do filme, que enfrentou dificuldades e venceu por sua fé, a história dele serve de inspiração para os adolescentes”, reforçou o pastor Elias Cristiano Viégas, responsável pelos trabalhos de assistência religiosa da Igreja Universal nas unidades da Funac.
A diretora da unidade de internação do Vinhais, Josenilde Sales, destacou a importância da assistência religiosa no atendimento socioeducativo. “Cada adolescente tem a sua fé e é fundamental que isso seja vivenciado e respeitado no cumprimento da medida socioeducativa. Trabalhar a religiosidade na Socioeducação é resgatar os valores relativos a vida e um fortalecimento da autoestima e espiritualidade de cada socioeducando”, explicou.
Assistência Religiosa
“Conforme as normativas do atendimento socioeducativo, o adolescente tem o direito à liberdade de crença, culto religioso e de assistência religiosa, de acordo com sua fé e desde que assim o deseje. O objetivo da presença das igrejas na comunidade socioeducativa é a interiorização, o fortalecimento de vínculos, a reflexão sobre o sentido da vida, valores humanos e universais, visando a qualidade dos relacionamentos”, acrescentou a diretora Técnica da Funac, Lúcia Diniz.
Além dos trabalhos de assistência religiosa no atendimento socioeducativo, a Igreja Universal executa diversas atividades inseridas na rotina das unidades como gincanas, brincadeiras, práticas esportivas e, inclusive, o cinema solidário.
“Por meio desta parceria com a Funac, damos também a nossa contribuição, com o trabalho dos nossos missionários, ao processo de ressocialização dos adolescentes. É uma forma de mostrar que eles podem ter uma vida longe das drogas e atos infracionais, sendo jovem no caminho de Deus”, acrescentou o pastor Elias.
Na próxima sexta-feira, 20, será a vez dos adolescentes do Centro Socioeducativo de São José de Ribamar participarem do Cinema Solidário.

CNPJ: 05.632.559/0001-58
Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910
Telefone: (98) 98456-3340
E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI