
O objetivo da ação foi conscientizar os socioeducandos sobre os malefícios do uso de drogas e bebidas alcoólicas, por meio de reflexões e testemunhos com representantes dos Grupos de Alcoólicos (A.A) e Narcóticos Anônimos (N.A.). A exibição de filmes e rodas de conversa complementam o debate sobre o tema.
“A partir da percepção da equipe sobre o envolvimento dos adolescentes com álcool, incluindo o cometimento de atos infracionais sob efeito do mesmo, identificamos a necessidade de realizar os diálogos sobre a temática”, explicou a coordenadora técnica da unidade de internação provisória, Géssyka Alencar.
“É uma ação preventiva, também uma forma de fazer com que eles possam superar os vícios. Por isso, a participação dos grupos do A.A. que trouxeram a reflexão acerca desta problemática tão presente na vida dos socioeducandos”, afirmou a coordenadora.
Os adolescentes participaram ativamente e escutaram com atenção os testemunhos. Para um dos socioeducandos, o diálogo foi um momento de reflexão. “O encontro com o AA é um ensinamento, porque eles compartilham as suas experiências ruins com o álcool, que muitas vezes se parecem com as situações que vivemos lá fora. Eu cometi um ato infracional sob efeito de álcool e isso foi ruim” disse.
“É muito importante o trabalho dos A.A porque nos incentiva e aconselha a ficar distante das bebidas alcoólicas e das drogas. O nosso foco deve ser investido em outras coisas, para dar orgulho para nossa família”, afirmou outro adolescente, que cumpre medida de Semiliberdade.
As ações do A.A e N.A. beneficiam todos que participam. “Os testemunhos fortalecem os membros dos grupos e conscientizam os jovens e a população dos malefícios do álcool e drogas. É um propósito de mostrar que existe uma saída e uma possibilidade de combater o alcoolismo e o uso de drogas”, explicou J. A. da Cruz, membro do Grupo de Alcoólicos Anônimos.
“Por meio das histórias de vida de cada participante do grupo, da demonstração de como essas substâncias afetam negativamente a vida das pessoas, os adolescentes estão aprendendo como superar essas situações e tem a chance de ter um caminho diferente”, acrescentou a coordenadora técnica da unidade de Semiliberdade, Layza Lima.
Prevenção
Nos Centros Socioeducativos, os diálogos e rodas de conversa com o A.A e N.A estão incluídos na rotina socioeducativa.
Os Grupos de Alcoólicos e Narcóticos Anônimos são instituições, sem fins lucrativos, que realizam reuniões regulares com seus membros, como forma de promover ajuda mutua para se manterem em total abstinência de drogas e do álcool.

CNPJ: 05.632.559/0001-58
Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910
Telefone: (98) 98456-3340
E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI