17/06/2018 11:01 am

Com o programa Acessuas Trabalho, adolescentes em internação provisória têm oportunidade de profissionalização

Nesta semana, o Centro de Juventude Semear, unidade de internação provisória da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), realizou a solenidade de abertura do curso profissionalizante de Montagem e Manutenção de Computadores, em Imperatriz. Destinado aos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas, o curso representa oportunidade de ingresso no mercado de trabalho.

A abertura contou com uma palestra sobre empreendedorismo com o professor e economista Ronilson Sousa, e teve a participação de toda a comunidade acadêmica, além do secretário municipal de Desenvolvimento Social, Zigomar Costa Avelino Filho, e da coordenadora do Programa ACESSUAS Trabalho, Aretuza Lopes.

O curso é resultado de uma articulação da Funac, vinculada à Secretaria dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, por meio do Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho), para oportunizar aos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa a participação em cursos de qualificação profissional.

“A proposta do curso de manutenção de computadores foi muito bem aceita pelos adolescentes. Entendemos que esta é uma ação ímpar dentro da unidade e acreditamos no legado deste curso com boas ideias e atitudes, desenvolvimento da autoestima e comprometimento dos adolescentes com a medida socioeducativa e seu futuro profissional”, afirmou a vice-diretora do Centro de Juventude Semear, Lilian Rolim Figueiredo.

O secretário municipal Zigomar Costa Avelino Filho reiterou que o município vai somar forças nas ações da socioeducação. “Estamos aqui para contribuir com o projeto de cursos profissionalizantes dentro das unidades de socioeducação, para que os adolescentes se sintam mais valorizados como cidadãos e busquem uma nova forma de vida”, acrescentou.

“O Programa Acessuas Trabalho entende a importância dos adolescentes participarem deste curso, como um incentivo e promoção das suas potencialidades e habilidades”, explicou a coordenadora Aretuza. “A certificação ao final do curso será mais um passo importante para o início da jornada no mercado de trabalho”, ressaltou.

Qualificação

No total, 13 adolescentes serão contemplados com o curso de qualificação profissional de 20 horas aula. O curso já teve início e as aulas serão ministradas duas vezes por semana, no período da manhã, com instrução do professor Gustavo Nascimento, que já atua como professor de informática no Centro de Juventude Semear.

Para os socioeducandos, o curso é uma oportunidade a mais para mudar de vida. “Essa é uma boa oportunidade que a Fundação me possibilitou para ter um novo rumo ao sair daqui. Já tivemos a primeira aula e eu gostei muito”, disse um dos jovens participantes.

“O Curso é muito bom porque me dará oportunidades de mudar de vida, de ter um curso a mais para conseguir emprego e de ter outros pensamentos”, afirmou outro adolescente.

O professor Gustavo Nascimento destacou o empenho dos alunos. “É muito gratificante fazer parte da profissionalização destes adolescentes e contribuir juntamente com a Fundação para o crescimento profissional deles. Neste momento de inovação tecnológica do mercado de trabalho, o curso de montagem e manutenção de computadores torna-se fundamental para ressocialização dos mesmos e para abrir oportunidades no mercado de trabalho”, pontuou o professor.

CNPJ: 05.632.559/0001-58

Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910

Telefone: (98) 98456-3340

E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI