Uma data que carrega uma infinidade de histórias, de declarações de amor contadas por adolescentes privados de liberdade e mães que aguardam o momento para poder abraçar seus filhos. São histórias de superação, saudades e de fé. No Sistema Socioeducativo, o Dia das Mães é uma das datas mais esperadas pelos adolescentes e pelas famílias, pois é o momento do reencontro, do abraço, do perdão, do fortalecimento dos vínculos afetivos e familiares que são muito importantes no processo de ressocialização dos (as) adolescentes.
Em meio à pandemia do coronavírus, a equipe da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac) se reinventou para homenagear as mães, figuras tão importantes para os adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas. A criatividade e dedicação, marcas tão presentes dos profissionais da socioeducação, deram o tom nos preparativos que começaram cedo. Pinturas de painéis, confecção de quadros, ornamentação do espaço, montagem de um estúdio para que os adolescentes pudessem deixar suas mensagens de amor para as mães, por meio de gravação de vídeos e confecção de lembranças feitas com muito capricho pelos socioeducandos, que irão guardar com carinho para entregar às mães quando for possível o reencontro.
Para a presidente da Funac, Sorimar Sabóia, proporcionar um Dias das Mães traz grande alegria para todos da equipe, mesmo com o distanciamento social. “No atendimento socioeducativo tivemos que buscar alternativas para garantir esse momento singular e muito esperado pelos adolescentes. Duas delas foram as chamadas de vídeo e vídeos dos filhos para as suas mães e das mães para os seus filhos, ocasião em que trocam afeto, esperança e declarações de amor. Ver a emoção da mãe e dos socioeducandos é recompensador para nós”, declara.
Homenagens e Reconhecimento
Tudo que uma mãe deseja é ter o abraço dos filhos e os filhos do aconchego e do colo da mãe. Com o acompanhamento da equipe técnica de cada Centro Socioeducativo, o afeto e o amor podem ser demonstrados em cada videochamada. E a emoção toma conta, um momento indescritível. Mesmo com a ausência do abraço físico, o abraço virtual é a prova de amor mais bonita.
“A decoração do Dia das Mães está linda, quero agradecer em nome das mães dos adolescentes. Quero parabenizar as mães do sistema socioeducativo que cuidam dos nossos filhos. A equipe está toda de parabéns. Eu nunca pensei que ia receber um vídeo desse, com uma homenagem tão linda. Que Deus abençoe cada profissional da socioeducação, nesse período de pandemia, estou orando por cada um de vocês. Amei o vídeo e foi o melhor presente que podia receber”, fala emocionada a mãe de um socioeducando que está no Centro Socioeducativo de Internação de São José de Ribamar.
A diretora técnica da Funac, Lúcia Diniz destaca a importância dos vínculos familiares. “A Fundação está investindo para que o distanciamento social não tenha impacto negativo nas relações familiares dos socioeducandos. Orientamos a produção de mensagens por vídeo dos adolescentes para as suas mães. Vivenciamos muitas criatividades das equipes técnicas para as gravações, desde a organização do ambiente, até a edição dos vídeos. Com isso os adolescentes exercitam a comunicação, desenvolvem a habilidade de expressão de suas emoções e com isso fortalecem os vínculos afetivos com suas mães”, afirma Lúcia.
“Hoje é um dia especial e quero dizer para você mãe que eu te amo tanto, foi aqui no Centro Socioeductaivo que eu percebi o quanto você é importante pra mim. Quando eu sair daqui vou cuidar da senhora, pois você merece. Agradeço a Deus por ter uma mãe que me ama”, diz o socioeducando do Centro Socioeducativo de Internação Provisória da Região dos Cocais.
“Quero lhe agradecer por me amar tanto, me perdoar por tudo que eu fiz. Vou dar muito orgulho para a senhora e minha vó. Te amo mãe”, diz emocionado o socioeducando do Centro Socioeducativo de Internação do Vinhais.
A mãe de outro socioeducando afirmou o quanto pequenas atitudes, ajudam a enfrentar a saudade. “É a primeira vez que eu vou passar o Dia das Mães longe do meu filho, através da videochamada amenizo a saudade e fico feliz por meu filho estar bem e ter profissionais tão cuidadosos.” relatou a mãe de um socioeducando.
“A minha mãe é tudo pra mim. Mesmo errando ela nunca me abandonou e sempre esteve ao meu lado. Eu sei que ainda vou dar muito orgulho para você mãe, te amo”, declara outro adolescente.
“Mãe, eu agradeço a senhora por tudo e nesses Dia das Mães desejo muitas felicidades, em breve estaremos juntos”, fala emocionado o adolescente do Centro Socioeducativo Semear.

CNPJ: 05.632.559/0001-58
Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910
Telefone: (98) 98456-3340
E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI