31/05/2020 5:17 pm

Filme “O Vendedor de Sonhos” é tema de roda de conversa com adolescentes da Funac

Adolescentes do Centro Socioeducativo Cidadã em Imperatriz, unidade da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac) participaram de uma sessão de cinema que integra as atividades socioepedagógicas do Centro. Na ocasião, foi exibido o filme baseado no livro de sucesso de Augusto Cury, “O Vendedor de Sonhos”, com objetivo de trazer um novo olhar para o projeto de vida dos socioeducandos,  além de promover o acesso à educação e cultura.

Os educandos puderam fazer uma reflexão sobre os problemas na nossa sociedade atual. Ao final do filme foi realizado uma roda de conversa com os adolescentes, com o intuito de fomentar reflexões, discutir sobre as temáticas abordadas no filme e incentivar a interação social.

O filme conta com diversas lições e mensagens sobre o psicológico humano. Relações humanas, conflitos, risos, perdão, família, ajuda ao próximo, pessoas em situação de rua e transformação são alguns dos pontos abordados na obra.

 O personagem principal tem muitos problemas que afligem o homem moderno: a ansiedade, depressão, tristeza profunda e tentativa de suicídio, males que assolam o nosso tempo. “Ninguém quer se suicidar e sim fugir de uma dor. Um morador de rua evitou um suicídio e vendeu uma vírgula para o homem continuar sua história. Para a sociedade os moradores de rua são invisíveis, não percebem que quem mora na rua sente fome, são vítimas de violência e nem tem como cuidar da higiene pessoal”, declara um adolescente.

A coordenadora técnica, Martha Carvalho destaca que através dos filmes são trabalhados o desenvolvimento intelectual e social dos adolescentes. “Trabalhamos as palavras chaves do filme e falei sobre a importância da educação na transformação de vida e realização de sonhos. O filme mostrou para os socioeducandos que eles têm outras possibilidades de vida lá fora e que podem contribuir com a sociedade de forma positiva”, afirma.

“Esse tempo na Funac tenho como sonho estudar e aprender a ler”, destaca um socioeducando.

Outro socioeducando reconhece a importância da educação, do perdão e reconciliação. “É possível recomeçar, a educação é a porta para a mudança da vida. Eu aprendi que temos que dar valor as pessoas e nunca esquecer de perdoar, ou se desculpar por algum erro”, comenta o adolescente.

CNPJ: 05.632.559/0001-58

Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910

Telefone: (98) 98456-3340

E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI