
O Projeto Jovem Guardião, realizado pela Pastoral da Juventude da Arquidiocese de São Luís em parceria com a Fundação da Criança e do Adolescente do Maranhão (FUNAC), realizou no sábado (28) mais uma formação para juventude, desta vez, para capacitar novos guardiões que atuarão no projeto. A atividade aconteceu na Paróquia Santa Terezinha, comunidade Nossa Senhora da Penha (Sacavém), reunindo cerca de 40 jovens.
Os novos guardiões foram acolhidos e prestigiaram a apresentação do fragmento do livro “O Pequeno Príncipe”, de Antoine de Saint Exupéry, sobre Cativar, um dos fundamentos do projeto. Na oportunidade, foi explanado sobre o surgimento, planejamento e um ano de atuação do Jovem Guardião, além de abordar sobre as medidas socioeducativas e convivência familiar.
 
Formação de novos guardiões, ministrada pela Funac e Pastoral da Juventude, marca crescimento do projeto. (Foto: Divulgação)
Para Giovanne Santos, novo guardião da Paróquia São Raimundo Nonato, “esse primeiro encontro foi uma experiência nova, com novas pessoas, e achei o projeto encantador”. Ele destacou ainda que “os jovens guardiões se preocupam com adolescentes que praticaram ato infracional mesmo quando toda a sociedade vai na direção contrária”, disse.
“Vejo que esses adolescentes apenas seguiram um caminho diferente e não cabe a nós julgarmos, e, sim, mostrar um caminho melhor. Resolvi participar para ser imagem e semelhança de Deus e fazer a diferença na vida de outros jovens”, completou o jovem guardião.
Jhonatan Soares, membro da coordenação do projeto, falou da importância de voltar a sonhar, construir projeto de vida e do acompanhamento do adolescente em cumprimento de medidas socioeducativas, com foco na reinserção dos socioeducandos na família e em suas comunidades.
“Espera-se desenvolver um processo de acolhimento integral dos adolescentes e jovens egressos das medidas socioeducativas, que contribua com a construção do seu Projeto de Vida e o fortalecimento dos vínculos familiar e comunitário, também quebrando preconceitos dentro de paróquias da arquidiocese e construindo comunidades mais seguras e cuidadoras”, afirmou Soares.
O acompanhamento dos adolescentes começa quando eles estão em cumprimento de medida socioeducativas nas unidades e é realizado por meio do acolhimento, visitas semanais, compromisso com a causa, escuta dos adolescentes, dinâmicas, atividades artísticas, esportivas e de lazer.
 
Formação de novos guardiões, ministrada pela Funac e Pastoral da Juventude, marca crescimento do projeto. (Foto: Divulgação)
A partir da criação de vínculos de afetividade (cativar), os adolescentes passam a ser acompanhados pelos jovens guardiões nas suas comunidades, fortalecendo a realização do projeto de vida. Além disso, por meio do projeto, busca-se fortalecer a rede socioassistencial e a reduzir os índices de reincidência e êxodo dos adolescentes e jovens egressos.
Os formadores da FUNAC, Conceição Coimbra (assistente social e técnica da Coordenação dos Programas Socioeducativos) e Nikson Daniel Souza (assistente social e assessor de planejamento), de uma maneira bem dinâmica, em formato de programa radiofônico, explicaram como funcionam as medidas socioeducativas, os tipos de medidas e como o adolescente pode cumpri-la, variando de 6 meses a 3 anos de internação.
Também esclareceram sobre as diferenças entre crianças, adolescentes e adultos, que após cometer o ato infrator cumprem respectivamente: medida protetiva, medida socioeducativa e ressocialização.
“É importante ter atenção com o egresso, porque a comunidade continua a mesma quando ele retorna, então ele precisa voltar e ser acolhido para um novo caminho. Dentro da unidade são trabalhados vários eixos, entre eles a profissionalização e a descoberta da afetividade. Tudo isso para que o adolescente saia com outro pensamento e com a ajuda dos guardiões tenham outras oportunidades”, ressaltou Nikson Daniel a respeito da importância do acompanhamento dos jovens guardiões.
O Projeto
O Projeto Jovem Guardião iniciou suas atividades em julho de 2016 nas seis unidades da Funac na região Metropolitana de São Luís: Centros da Juventude Canaã, Florescer, Sítio Nova Vida, Aurora, Eldorado e Alto da Esperança.
Atualmente, dez paróquias participam das ações, são elas: Divina Providência – Cidade Operária; Santíssima Trindade – Cidade Olímpica; Nossa Senhora da Boa Viagem – Rio Grande (BR); São José dos Migrantes – Vila Itamar (BR); São João Calábria – Jardim América; São Raimundo Nonato – São Raimundo; Nossa Senhora da Penha – Anjo da Guarda; São José do Bomfim – Vila Nova; Santa Terezinha – Filipinho; e Espírito Santo – Alto Timbira.
 
Formação de novos guardiões, ministrada pela Funac e Pastoral da Juventude, marca crescimento do projeto. (Foto: Divulgação)
 
         
                    
CNPJ: 05.632.559/0001-58
Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910
Telefone: (98) 98456-3340
E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI