Ato aconteceu durante programação pelo Dia da Consciência Negra do Governo do Estado do Maranhão.
Como mais uma ação em celebração pelo Dia da Consciência Negra, o Governo do Maranhão realizou um ato na sede do Centro de Cultura Negra do Maranhão (CCN-MA). Na oportunidade, diversos benefícios foram anunciados pelo governador Carlos Brandão, dentre os quais está o projeto Trilhas Educativas de Combate ao Racismo Institucional, do qual a Fundação da Criança e do Adolescente (Funac) é uma das parceiras.
A presidente da Funac, Sorimar Sabóia, assinou o Acordo de Cooperação Técnica para a implementação do projeto. A iniciativa também contará com outros órgãos estaduais, como Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (SEDIHPOP), Secretaria Extraordinária de Igualdade Racial (SEIR), Secretaria de Estado da Mulher (SEMU), Secretaria de Estado de Transparência e Controle (STC), Escola de Governo do Maranhão (EGMA) e Defensoria Pública Estadual do Maranhão (DPE).
Na oportunidade, o governador Carlos Brandão enfatizou que as ações anunciadas são mais um indicativo de que todos possuem espaço no governo, bem como têm a garantia do acesso a políticas públicas. “Estou muito feliz, pois somos uma gestão com grande ampliação dos serviços públicos voltados para o povo negro, valorizando, prestigiando e apoiando essa luta contra o racismo e pelos direitos dos povos negros”, declarou Brandão.
Para Sorimar Sabóia, o Trilhas Educativas constitui-se em mais um grande avanço nas políticas públicas de combate ao racismo. “É importante que tenhamos consciência de que, apesar de largos passos dados na luta contra o preconceito, ainda há muito para ser feito. E este projeto do Governo do Estado irá trabalhar exatamente com um alicerce para a efetivação de avanços no setor, que é a educação”, afirmou.
Além do Trilhas Educativas de Combate ao Racismo Institucional, o governador Carlos Brandão assinou a ordem de serviço para reforma do Centro de Cultura Negra, que passará a ofertar cursos para a comunidade, bem como outras importantes ações que valorizam ainda mais a cultura afro-brasileira, como a criação do Centro de Referência Quilombola e a instituição do Comitê Estadual de Afroturismo.
A programação também contou com apresentações culturais; formalização da entrega de nove títulos de propriedade a comunidades quilombolas no Maranhão, contemplando os povoados Bom Jesus, em Cândido Mendes; Graça e Jacuica, em Matinha; Boqueirão, em Icatu; Mirinzal da Julita, em Presidente Juscelino; Mirinzal, no municipio de Mirinzal; Cajueiro e Carro Quebrado, em Viana; e Campo Redondo, em Bacabal; além do Lançamento do livro “Políticas Públicas para Promoção da Igualdade Racial”.
        
                    
CNPJ: 05.632.559/0001-58
Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910
Telefone: (98) 98456-3340
E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI