Ampliar as oportunidades de qualificação para esse público, preparando-os para o ingresso no mundo do trabalho por meio de uma formação que integra conhecimentos técnicos, desenvolvimento pessoal e fortalecimento de habilidades socioemocionais. Este é o principal objetivo do Projeto SuperAção, que teve aula inaugural realizada na última quarta-feira, 3.
A iniciativa está sendo viabilizada por meio de Termo de Cooperação Técnica firmado entre a Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), a Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres) e a CONSADH. Com carga horária total de 120 horas, a grade curricular contempla conteúdos como mundo do trabalho e relações interpessoais, redação e língua portuguesa, matemática, informática básica, geografia e história do Maranhão, além de inglês básico.
Segundo a presidente da Funac, Sorimar Sabóia, o SuperAção é um investimento fundamental na pré-aprendizagem. “É uma estratégia para fazer a política pública chegar a quem precisa dela e que colabora, sobremaneira, para mudar a trajetória de vida dos adolescentes”, disse.
Sorimar Sabóia destacou, ainda, a importância da intersetorialidade para a implementação de projetos como o SuperAção. “Essa união de forças, por meio de Termos de Cooperação Técnica, garante que possamos avançar em ações efetivas para o sistema estadual socioeducativo por meio da corresponsabilidade, pois o atendimento socioeducativo compete a todos nós, ou seja, se todos fizerem sua parte teremos amplo sucesso na reinserção social e familiar de adolescentes”, completou.
O subsecretário da Setres, Ricardo Costa Gonçalves, que, na ocasião, representou secretário Luiz Henrique Lula, classificou o SuperAção como uma grande oportunidade, sendo uma política fundamental para o Maranhão. “Esse projeto garante um processo de aprendizagem teórica e prática adequados para esses jovens, ao mesmo tempo em que se constitui como uma política de cidadania, permitindo que eles tenham a compreensão sobre sua função social”, afirmou.
Histórico
Também presente à aula inaugural, a procuradora do Trabalho, Virgínia Neves, relatou que o Ministério Público do Trabalho idealizou o SuperAção como um projeto-piloto, que, agora, tornou política pública do Estado. “Este foi o projeto mais importante que já executei durante esses 27 anos q estou no Ministério, pois é uma iniciativa com potencial para transformar a vida desses jovens”, festejou.
Público
Além de socioeducandos que cumprem medidas restritivas de liberdade, o SuperAção irá atender egressos do trabalho infantil, além de adolescentes lgbtqiapn+. “Esses últimos sofrem constantes discriminações no mercado de trabalho. Daí ser fundamental que essa política pública também se destinar a eles”, justificou Sorimar Sabóia.
O projeto tem como objetivo preparar os participantes para o mundo do trabalho, por meio de uma formação que alia conhecimento técnico e desenvolvimento pessoal, abordando temas essenciais como: Mundo do Trabalho e Relações Interpessoais; Redação e Português; Matemática; Informática Básica; Geografia e História do Maranhão; e Inglês Básico.

CNPJ: 05.632.559/0001-58
Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910
Telefone: (98) 98456-3340
E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI