A Fundação da Criança e do Adolescente (FUNAC), em parceria com a Escola Técnica NETCOM, realiza o curso de Eletricista e Instalador Predial e residencial para 16 adolescentes que cumprem medidas de internação no Centro da Juventude Jardim Eldorado. O curso com carga horária de 100/h, com teoria e prática é realizado nos turnos matutino e vespertino, na própria unidade. Além dos adolescentes, participam também servidores e comunidade.
Para a Presidente da FUNAC, Elisângela Correia Cardoso, “É muito importante as empresas, através da responsabilidade social, darem sua parcela de contribuição”. O representante da NETCOM declarou satisfação ao estabelecer parceria com a Funac. É de extrema alegria proporcionar a estes jovens o nosso serviço de forma voluntária e também termos a oportunidade de conhecer o trabalho realizado aqui nesta unidade de internação, afirma”.
De acordo com o instrutor Manoel de Jesus Ericeira, os socioeducandos aprendem no curso as normas da eletricidade.Nas aulas práticas de manutenção, todos os materiais são cedidos pela escola para o aprendizado dos adolescentes.
O instrutor revela que ensina pela primeira vez alunos em medidas socioeducativas. “Para mim isso é uma dádiva de Deus. Não é todo profissional que tem a capacidade de sair de uma escola normal e vir para um lugar como este aqui, onde temos que dar harmonia para o jovem, flexibilidade, força e coragem. Precisamos fazê-los entender que no futuro eles terão a liberdade devolvida e instruí-los a saber usá-la”, declara. E complementa, “os meninos são atenciosos e mostram muito interesse em aprender, trabalham em equipe, um ajudando o outro”.
O socioeducando B.T.S.D (17 anos) disse que é a primeira vez que faz um curso profissional . “Estou gostando muito do curso, foi uma ótima iniciativa da Funac e está sendo uma excelente experiência, quero me profissionalizar e já estou aguardando ansioso o outro curso oferecido pela Funac que é o de Marcenaria”, afirma. Já I.V(18 anos), Otimista, o jovem faz planos.”Quero sair daqui preparado para o mercado de trabalho, para poder ajudar minha família e mostrar para a sociedade que é possível sim ser ressocializado, ser uma nova pessoa”, idealiza.
Segundo o diretor da unidade Alexssandro Farias, o curso profissionalizante motiva muito os adolescentes . “A principal diferença é em relação ao comportamento e à perspectiva deles. Ao experimentar da qualificação profissional, eles começam a ter uma visão ampliada. Isso é bom, porque alimenta o sonho e a força de vontade desses meninos”, pontua.
CNPJ: 05.632.559/0001-58
Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910
Telefone: (98) 98456-3340
E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI