Nesta quarta-feira (2), representantes da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), vinculada à Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), e da Pastoral da Juventude da Arquidiocese de São Luís apresentam as ações do Projeto Jovem Guardião ao governador Flávio Dino. Mais de 80 jovens serão recebidos pelo governador no Palácio dos Leões para falar sobre como as ações do projeto têm impactado positivamente na vida dos adolescentes que cumprem medida socioeducativa nas unidades da Funac.
O Projeto Jovem Guardião é uma iniciativa da Pastoral da Juventude (PJ), realizada em parceria com a Funac, que visa proporcionar uma nova experiência de vida aos adolescentes que cumprem medida socioeducativa nas unidades da Funac e acompanhar/apoiar o jovem egresso da socioeducação no retorno à sua comunidade de origem, por meio da construção de um novo projeto de vida.
As ações do Jovem Guardião são realizadas desde julho de 2016, nas unidades de internação da Funac da Região Metropolitana de São Luís, por mais de 90 jovens de nove paróquias da capital, sempre aos fins de semana, com atividades lúdicas, dinâmicas, bate-papo, para que os adolescentes que cometeram ato infracional possam refletir sobre a sua trajetória de vida para construir um novo começo, a partir de uma experiência positiva de juventude e, disto, fortalecer o seu vínculo familiar e comunitário.
Atualmente, as paróquias guardiãs são: Nossa Senhora da Boa Viagem – da BR; São José dos Migrantes – BR; Nossa Senhora Mãe da Divina Providência – Cidade Operária; Santíssima Trindade – Cidade Olímpica; São João Calábria – Jardim América; Santa Terezinha – Filipinho; Espírito Santo – Alto Timbira; Nossa Senhora da Penha – Anjo da Guarda; São José do Bonfim – Vila Nova; e Nossa Senhora de Fátima – Vila Luizão. Todas em áreas de grande vulnerabilidade social e que acolheram o projeto com muito entusiasmo.
Além do acompanhamento, o projeto vai além: propõe mapear e dialogar a rede de serviços que possam atender os adolescentes e jovens nas comunidades; sensibilizar as comunidades a fim de que se tornem mais acolhedoras e desmitifiquem preconceitos e tabus em relação às medidas socioeducativas; dentre outras questões relacionadas.
Como resultados e impactos, o projeto almeja ter adolescentes com projetos de vida implementados com sucesso; comunidades mais seguras e cuidadoras; e a redução dos índices de reincidência dos/as adolescentes e jovens egressos.
SERVIÇO
O quê: Diálogo dos Jovens Guardiões com o governador Flávio Dino.
Quando: Às 8h30.
Onde: Auditório do Palácio dos Leões.
Contato: Assessoria de Comunicação da Funac – 98478.1335/ 98459.6769.

CNPJ: 05.632.559/0001-58
Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910
Telefone: (98) 98456-3340
E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI