Adolescentes que cumprem medidas socioeducativas nas Unidades da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), órgão vinculado a Secretária de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), participaram da 10º edição da Feira do Livro de São Luís – FELIS.
Os (as) socioeducandos(as) participam de aulas de música, dança que contribuem para a construção de novos valores, resgatando o potencial de cada um (a), além de proporcionar o acesso à cultura e lazer conforme determina o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase). “Acreditamos que a arte, independentemente da forma, é uma importante ferramenta de ressocialização para os socioeducandos. Por isso, estamos investindo muito em atividades que envolvam as habilidades artísticas dos adolescentes”, destacou a presidente da Funac, Elisângela Cardoso.
Durante toda a semana os adolescentes se apresentaram no Espaço Jovem. Músicas, poesias, dança e roda de conversa fizeram parte da programação. A abertura foi feita pelo grupo de percussão ‘Sonho de Liberdade’ do Centro de Juventude Sítio Nova Vida, após os adolescentes participaram da roda de conversa sobre Identidades, Adolescência e Drogas; Apresentação de Hip Hop e um bate-papo sobre Juventudes, Cultura e Periferia ficou por conta do Centro de Juventude Eldorado.
Os adolescentes da Casa de Semiliberdade Nova Jerusalém apresentaram o Funk do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) de autoria deles, e, a coordenadora técnica, Ligia Santos participou da roda de conversa sobre ‘Extermínio da Juventude Negra’. Já as adolescentes do Centro de Juventude Florescer emocionaram o público com a apresentação do Projeto Maranhão: sua história em Músicas, Versos e Lendas.
“O Projeto história, música, versos e lendas possibilita as socioeducandas, através da música e da poesia, à redescoberta da autopercepção positiva, solidária e consciência coletiva. Além de estimular o desenvolvimento da criatividade e conhecimento da literatura como fortalecimento do saber”, ressalta a coordenadora técnica do Florescer, Raimunda Ferraz.
A Funac contou ainda com a exposição “Um Novo Olhar do Sistema Socioeducativo”, através das peças confeccionadas pelos internos, o público pode conferir o trabalho desenvolvido pela Fundação. Participaram da exposição os projetos: Mãos que produzem liberdade, do Centro de Convivência Restaurativa Alto da Esperança; Projeto ‘Fazendo Arte’, do Centro de Juventude Semear (Imperatriz); Oficina Artes com as Mãos, do Centro de Juventude Florescer; Arte RenovaVida, do Centro de Juventude Sítio Nova Vida e Produzindo Arte na Semi, da Casa de Semiliberdade Nova Jerusalém;
CNPJ: 05.632.559/0001-58
Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910
Telefone: (98) 98456-3340
E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI