16/11/2018 6:30 pm

Funac promove o II Ciclo de formação profissional em parceria com o IEMA

Com o foco na profissionalização dos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas, a Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), em parceria com o Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), iniciou, na semana passada o II Ciclo de formação profissional nas Unidades da Funac, que terá a duração de aproximadamente 45 dias. O I Ciclo foi realizado em setembro.

Serão oferecidos em uma II etapa de profissionalização, os cursos de Decoração de Sandálias, Pintura de Obras e Estética. Também será realizado o Espaço Net, que é um ambiente para adequação do laboratório de informática, ocasião em que os adolescentes aprenderão conhecimentos da área elétrica e de lógica. Após a aplicação dos módulos teóricos e práticos, o laboratório ficará à disposição da comunidade socioeducativa.

A presidente da Fundação da Criança e do Adolescente, Elisângela Cardoso, disse que os cursos profissionalizantes atendem ao que indica o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase). Ela disse que é uma ação intersetorial de suma importância para que os adolescentes estejam preparados e qualificados para ingressar no mercado de trabalho e construir um novo projeto de vida.

“A cada dia que entramos nas unidades ficamos, cada vez mais, emocionados com os depoimentos dos adolescentes. Eles estão também acreditando e isso nos entusiasma; nos dar mais forças para fazer uma avaliação que estamos fazendo a coisa certa e no rumo certo”, disse a coordenadora das Unidades Vocacionais do IEMA, Josélia Castro.

Josélia Castro afirmou que é preciso proporcionar educação para todos. “E de uma forma inclusiva de modo que eles possam se qualificar e ingressar no mercado de trabalho. Ter um projeto de vida, que realmente os elevem a condições humanas bem melhores que todos nós precisamos”.

De acordo com a coordenadora técnica do Centro de Juventude Florescer, Raimunda Ferraz, a parceria é muito válida e integra o Plano Individual de Atendimento (PIA), das socioeducandas. “Cada vez que conseguimos contemplar essas metas pactuada, é um avanço para o projeto de vida das adolescentes e da própria família. Ao fazer esses cursos, elas já saem aptas para atuar no mercado de trabalho”, diz.

A instrutora do curso de estética do IEMA, Leidimar Andrade, informa que, nos cursos, as adolescentes terão aulas teóricas e práticas. No conteúdo programático do curso de Estética, as adolescentes aprenderão desde a parte da higienização até como montar seu próprio negócio. Nas aulas vão aprender ainda, técnicas de design em unhas, acrigel, postiça e porcelanato.

Leidimar Andrade destaca que todo o aprendizado é bem-vindo. “Nunca sabemos o suficiente, minha mãe é manicure e é muito bom aprender e ter domínio das técnicas. Agora vamos ter um certificado que vai nos oportunizar conseguir um trabalho quando cumprirmos nossa medida socioeducativa”.

Resultado dos cursos

Os materiais confeccionados nos cursos do I Ciclo serão expostos na 12º Feira do Livro de São Luís, que começa na sexta-feira (16) e prossegue até o dia 25, no Multicenter Sebrae. Os adolescentes participaram da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) e os produtos chamavam a atenção de quem passava pelo estande da Funac. Os socioeducandos ainda visitaram a exposição.

“Eu achei muito bom ver o nosso trabalho e saber que as pessoas estão apreciando em um evento grandioso como foi a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, é uma oportunidade também da sociedade conhecer o trabalho desenvolvido na Funac. É muito importante fazer cursos em parceria com o IEMA”, afirmou a adolescente do Centro de Juventude Florescer.

“Para nós do IEMA, a participação foi nota dez, pois foi uma participação bastante efetiva e gratificante. A ação intersetorial com a Funac é motivadora para nós, além dos produtos, a presença desses adolescentes conosco foi fantástico. Encerramos a semana com a presença dos alunos do Centro Socioeducativo de Internação de São José de Ribamar, onde eles puderam sentir-se ainda mais parte dessa sociedade. A educação faz a diferença, constrói novos caminhos, novos hábitos e com isso a gente avança e cumpre a nossa missão social enquanto instituição educacional”, assegura Josélia Castro.

“Foi muito proveitoso a exposição, tanto para mim, quanto para eles, que mostraram a capacidade e talento para criação. Os adolescentes estão muito empolgados com os cursos oferecidos pelo IEMA. As socioeducandas do Centro de Juventude Florescer ficaram muito orgulhosas em olhar o produto final. É um leque de oportunidades para os adolescentes”, comenta a professora Mayla Carvalho.

Gabriel Correia, que visitou os estandes e teve a oportunidade de conhecer os trabalhos realizados pelos adolescentes, disse que esse tipo de atividades influência, de forma positiva, na educação e ajuda o ingresso dos adolescentes no mercado de trabalho que, hoje, se encontra de forma muito competitiva.

CNPJ: 05.632.559/0001-58

Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910

Telefone: (98) 98456-3340

E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI