
A Fundação da Criança e do Adolescente (Funac) promoveu no último dia 17 uma roda de conversa sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). O foco da ação, realizada no Centro Socioeducativo de Internação Provisória Canaã, foi a prevenção e conscientização sobre as hepatites virais.
A ação foi conduzida pelas técnicas de enfermagem Leuzenir Silva e Joiciane de Jesus Cutrim, que abordaram temas como formas de contágio, sinais e sintomas, tratamento e, principalmente, estratégias de prevenção e autocuidado. O momento também foi voltado para o diálogo e esclarecimento de dúvidas dos socioeducandos, promovendo educação em saúde e fortalecimento da cidadania.
Segundo a presidente da Funac, Sorimar Sabóia, a iniciativa integra o conjunto de ações promovidas pela Fundação voltadas à promoção da saúde integral no contexto socioeducativo. “É uma ação que integra explicações e perguntas com informações para ajudar os jovens a se prevenir”, afirmou.
A diretora Técnica, Lúcia Diniz, acrescentou que foi um momento de sensibilizar os adolescentes. “Por meio do conhecimento, nossos adolescentes têm acesso a formas de autocuidado, prevenção, diagnóstico e tratamento”, justificou.
Ações efetivas
Dados do Ministério da Saúde atestam que os casos de ISTs reduziram no Maranhão.
Entre os meses de janeiro e junho deste ano foram notificados três casos de hepatite A; 109 de hepatite B; 53 de hepatite C e um de hepatite D, números bastante inferiores aos de 2024. “Com ações como a que estamos provendo, queremos contribuir para que este número reduza ainda mais no Maranhão”, finaliza Sorimar Sabóia.

CNPJ: 05.632.559/0001-58
Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910
Telefone: (98) 98456-3340
E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI