Um importante momento de escuta, diálogo e fortalecimento de vínculos foi vivenciado na Casa FloreSer Maranhão. A ação decorreu da realização de um Círculo Restaurativo conduzido pela equipe do Núcleo de Práticas Restaurativas e Bem-Estar do Servidor da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac).
A atividade foi facilitada por Rita Oliveira e Marluce Viegas, especialistas na metodologia das Práticas Restaurativas. Durante a atividade, os acolhidos puderam refletir sobre suas atitudes e experiências, ressignificando trajetórias e estabelecendo compromissos pessoais e coletivos.
O círculo, uma das ferramentas centrais das práticas restaurativas, foi conduzido com técnicas que possibilitaram aos participantes o compartilhamento de vivências, dores, aprendizados e desejos de mudança.
Segundo as facilitadoras, o encontro permitiu o exercício da empatia, do perdão e da responsabilidade coletiva, essenciais para a resolução não violenta de conflitos e para o desenvolvimento de relações mais saudáveis e respeitosas dentro da unidade. “O círculo é uma metodologia que convida cada um a se reconhecer no outro. Ao se ouvir e ser ouvido, há um resgate da humanidade e uma abertura real para a transformação”, destacou Rita Oliveira.
Diálogos e soluções
A iniciativa teve como principal objetivo fortalecer a convivência entre os acolhidos da Casa FloreSer Maranhão, que é uma instituição que acolhe pessoas LGBTQIA+ em situação de vulnerabilidade social e vítimas de LGBTFOBIA. Na oportunidade, foi disponibilizado um espaço seguro de fala, escuta ativa e construção coletiva entre os participantes.
A metodologia restaurativa propõe a reconstrução de laços sociais por meio do diálogo, da escuta sem julgamento e da valorização da dignidade de todos os envolvidos.
A ação integra um conjunto de esforços entre a Funac e a Casa FloreSer Maranhão para implementar abordagens humanizadas no atendimento às pessoas em situação de vulnerabilidade social, alinhadas às diretrizes Internacionais dos Direitos Humanos. “Quando os jovens se sentem parte de um processo e percebem que têm voz, eles passam a agir com mais responsabilidade e respeito. O círculo é um passo importante nesse caminho”, ressaltou Marluce Viegas.
Segundo a presidente da Funac, Sorimar Sabóia, por meio da disponibilização da metodologia, a Funac segue com a missão de fomentar uma cultura de paz nas instituições parceiras do Sistema Socioeducativo do Maranhão. “Assim, ampliamos as possibilidades de desenvolver ações que impactem positivamente tanto os profissionais, quanto os usuários dos serviços”, assegurou a gestora.

CNPJ: 05.632.559/0001-58
Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910
Telefone: (98) 98456-3340
E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI