
Durante encontro foram discutidas políticas públicas com foco nos adolescentes envolvidos em atos infracionais.
A Fundação da Criança e do Adolescente, órgão vinculado a Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), promoveu junto com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e o sistema de Justiça o “Diálogo socioeducativo sobre a intersetorialidade na execução das medidas de socioeducação no município de Balsas”. A atividade aconteceu no Fórum Desembargador Esmaragdo e Silva, em Balsas.
Foram discutidas ações das diversas políticas públicas voltadas para os adolescentes envolvidos em atos infracionais, as dificuldades encontradas para o atendimento a este público e a responsabilidade de cada um para garantir que eles mudem essa realidade e não reincidam em atos infracionais.
A diretora técnica da Funac, Lúcia Diniz avalia a atividade como positiva. “A execução das medidas socioeducativas se constitui um desafio e é necessária a articulação permanente com os órgãos que compõem o sistema. Foi fundamental o diálogo intersetorial com todos os operadores do sistema socioeducativo local”, ressalta.
Como encaminhamento será realizado uma próxima reunião para elaboração de um plano de trabalho e instituição da comissão intersetorial.
Representando a gestão da Funac, a diretora técnica, Lúcia Diniz. Participaram ainda, Gilberto Brito Coelho do 4º BPM; Ana Sheila Muniz Lopes dos Santos, a juíza Nirvana Maria Mourão Barroso e Mônica Oliveira Leite do Tribunal de Justiça; o promotor Antônio Lisboa e representantes do Creas, Caps, Sedes, URE Balsas, Conselho Tutelar, servidores da Funac, Cras I e II, Prelazia, Semed, Igreja Católica, Centro de Defesa.